Feira de Santana

Feira de Santana confirma primeiro caso da varíola dos macacos

A Secretaria vai divulgar mais informações em breve.

secretaria municipal de saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Atualizada às 15h20

A Prefeitura de Feira de Santana confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos nesta quarta-feira (10). O paciente é um homem, de 29 anos, residente do município. Ele apresentou os sintomas há 21 dias e fez o exame.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, o paciente tem histórico de viagens no próprio Brasil e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde já está fazendo o monitoramento dos contatos. Ao ter conhecimento do caso, a equipe de Saúde do município, realizou imediatamente a notificação e a investigação, e adotou as medidas de prevenção e controle contra o vírus.

O prefeito Colbert Martins, também confirmou o primeiro caso no município durante o Programa Acorda Cidade. De acordo com ele, a informação foi enviada pela Fiocruz, através de e-mail.

“O primeiro caso da varíola dos macacos aqui em Feira de Santana foi confirmado agora pela manhã, acredito que não tenha nem 10 minutos, que a Fiocruz enviou as informações por e-mail para a Secretaria de Saúde. Este exame ainda não está sendo feito aqui no estado da Bahia, então se repete aquela mesma situação da Covid-19, quando os testes eram encaminhados para que tivéssemos a confirmação. Queremos informar à sociedade que ainda temos mais três casos suspeitos que ainda precisam da confirmação, mas não é momento para que haja pânico na cidade”, salientou.

Ainda segundo o prefeito, haverá uma coletiva de imprensa para que todas as informações sejam divulgadas.

“Amanhã teremos uma coletiva de imprensa, principalmente para orientar a todas as pessoas, já temos um plano nacional com relação à varíola dos macacos, a médica infectologista Melissa Falcão também está nos acompanhando, e quero lembrar que é uma doença transmissível de pessoa para pessoa, não é do macaco. Então o sintoma é como catapora, porém com bolhas grandes, e esta transmissão pode acontecer através da saliva, do espirro, pela tosse, mas infelizmente, hoje eu participo do programa, para anunciar que nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, Feira de Santana confirmou o primeiro caso da varíola dos macacos”, concluiu.

No início da manhã de hoje, a Vigilância Epidemiológica fez a coleta de mais um caso suspeito, contabilizando um total de quatro exames que aguardam o resultado.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ÔNIBUS SUPER LOTADOS EVITAM DOENÇAS?

ESSE PREFEITO DE FEIRA VEIO DE ENCOMENDA

Pedro Tiago

como faz para agente se proteger

Mãe aflita!

“transmissão pode acontecer através da saliva, do espirro, pela tosse…”
Porque não volta ser obrigatório o uso de máscaras em locais fechados? E as crianças nas escolas? Por favor Sr. Prefeito veja isso aí!

edson

O contato é maior pelo contato com secreções de pessoas contaminas ou por objetos contaminados, balcões, assentos de ônibus, uber, parquinho infantil.