Dia do Meio Ambiente

Farmacêutica alerta população sobre descarte irregular de medicamentos

O descarte dos medicamentos no lixo comum ou no esgotamento sanitário gera consequências para o solo, o lençol freático e a água dos rios.

Laiane Cruz

O descarte de medicamentos em desuso, vencidos ou proveniente de sobras, atualmente é feito por grande parte das pessoas no lixo comum ou na rede pública de esgoto. Esta forma incorreta de descartá-los agride o meio ambiente, levando à contaminação da água, do solo e dos animais.
 
A farmacêutica Taíse Dourado Costa destacou que o descarte dos medicamentos no lixo comum ou no esgotamento sanitário gera consequências para o solo, o lençol freático e a água dos rios. Esta água, por sua vez, volta para as nossas residências. 

Leia também: Remédios são achados em terreno baldio no bairro Mangabeira

 
Também, segundo a farmacêutica, o sistema de tratamento comum da água não é capaz de descontaminá-la. "Então nós acabamos consumindo essa água contaminada", afirma, acrescentando que outro pro

blema é a contaminação dos peixes que podem parar na nossa mesa.
 
Ela informou que os medicamentos mais nocivos são os antibióticos e os hormônios. No caso dos primeiros, eles podem aumentar a resistência das bactérias. "Esta multiresistência leva ao aparecimento de novas infecções de difícil tratamento", alertou Taíse Dourado.
 
A farmacêutica explicou que a forma correta de descartar os medicamentos é guardar essas substâncias nas suas próprias embalagens, lacrar e incinerar. No entanto, ela lembrou que até então não havia locais na cidade para que as pessoas realizassem esse tipo procedimento.
 
Diante desse problema que o Ministério Público, junto com as empresas da cadeia produtiva de medicamentos, mais o Conselho Regional de Farmácia, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância sanitária) e uma empresa desenvolveram um projeto de descarte consciente. Esse programa já tem em várias cidades do Brasil e chegou agora, também em Feira de Santana, primeiramente na Farmácia Brito.
 
A população deve então levar os medicamentos lacrados em suas embalagens. Lá eles serão separados das caixas por tipo, e colocados em uma urna. As embalagens são colocadas em outra parte, da mesma máquina. Em seguida, ambos serão encaminhados para a empresa de descarte para serem incinerados. 
 
Esta máquina pode ser encontrada, até o momento, somente na Farmácia Brito, do conjunto Feira V. A rede ainda está avaliando a possibilidade de implantar o equipamento nas demais unidades.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários