Está faltando sangue no Hospital Clériston Andrade

Nesse período a procura pelas bolsas de sangue cresce por causa do aumento do número de acidentes nas rodovias.

Está faltando doadores. A afirmação, em tom de apelo, é da assistente social do Banco de Sangue do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Ramona Borges.  Com as festas de fim ano, férias, feriados prolongados  e viagens os doadores praticamente somem e os hemocentros de todo o país registram baixa nos estoques e, ao mesmo tempo, aumenta a demanda nos hospitais.

Nesse período a procura pelas bolsas de sangue cresce, principalmente por causa do aumento do número de acidentes nas rodovias. De acordo com a  assistente social, o hospital recebe pacientes de Feira de Santana e de mais 100 cidades. "Nosso estoque está zerado", informou.

Quem pode doar sangue?

Todo homem e mulher com idade entre 18 anos e 65 anos e pesar a partir de 50 kg. Não usar medicamentos, não ter feito tatuagem, endoscopia ou colocado piercing nos últimos 12 meses. Antes da coleta, o doador deve dormir no mínimo seis horas, não ingerir bebida alcoólica no dia anterior ou fumar. Ao procurar um hemocentro, deve apresentar documento de identidade.

Funcionamento

O horário para doações de sangue no HGCA hoje (30) é das 8h:00 a às 17h:00 . Sexta, sábado e domingo não haverá coleta.
 

Andréa Trindade

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários