Saúde

Especialista ensina como lavar roupas íntimas para se proteger de fungos e bactérias

Uma pesquisa recente, feita da Faculdade Devry Metrocamp, em Campinas (SP), revelou que as roupas íntimas podem abrigar cerca de 10 mil bactérias por peça.

Laiane Cruz

Você sabia que os cuidados com a higiene pessoal vão muito além do tomar aquele banho caprichado e do uso de sabonetes, cremes e desodorantes corporais? Para evitar doenças, fungos e outras infecções, é preciso observar também o cuidado com as roupas que usamos, sobretudo as peças íntimas.

Uma pesquisa recente, feita da Faculdade Devry Metrocamp, em Campinas (SP), revelou que as roupas íntimas – cuecas, calcinhas e sutiãs – podem abrigar cerca de 10 mil bactérias por peça, mesmo após diversas lavagens, e a contaminação também está presente nas peças recém-compradas. Segundo o estudo, as amostras geraram preocupação pelo risco que esses microorganismos podem trazer à saúde, como alergias, infecções e até a incontinência urinária.

O biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, esclareceu, em entrevista ao Acorda Cidade, que a presença de microorganismos nas roupas que as pessoas vestem, principalmente as peças íntimas, podem causar corrimentos, provocados por fungos como a cândida, bactérias fecais e estafilococos, que é uma bactéria causadora de pus, além de infecções do trato respiratório como sinusite e laringite.

"Não são somente as peças íntimas que as pessoas usam no dia a dia, as peças novas também estão contaminadas. Então elas têm que ser lavadas. E se você colocar diretamente na máquina da lavar, você vai contaminar, além do equipamento, as outras roupas que estão lá”, alerta o biomédico.

Para fugir do problema, o doutor Bactéria revelou quais as técnicas de desinfecção podem ser utilizadas no dia a dia para evitar riscos à saúde. Segundo ele, no caso de roupas brancas deve-se usar a água sanitária para desinfecção. “Duas colheres de sopa por litro de água, deixando pelo menos por 15 minutos”.

Para as roupas coloridas, pode-se utilizar um desinfetante doméstico sem cheiro. E para as peças que não possuem detalhes em metais, uma ótima opção também é o vinagre branco puro de 4 a 6%. Deixa por 10 minutos.

Tudo isso deve ser feito antes da lavagem normal das roupas, seja no tanquinho ou na máquina de lavar. “Outra dica é passar o ferro nas roupas, o que também ajuda na desinfecção. É importante nunca esquecer-se da higienização antes de colocar as roupas para lavar”, salientou o biomédico.

Gostou das dicas? Agora é hora de praticar e proteger toda a família dos tão temidos fungos e bactérias.

Com informações da jornalista Orisa Gomes do Acorda Cidade.