Com a proximidade do Carnaval, uma verdadeira maratona que envolve blocos, festas e diversão toma conta do país e impacta milhares de foliões. No entanto, para curtir a folia com segurança e sem imprevistos, é essencial dar atenção à saúde e tomar medidas que ajudem a prevenir lesões. A preparação física é um ponto chave. Segundo o professor de Educação Física da Rede Alpha Fitness, Guilherme Duarte, a combinação de desgaste físico, desidratação e excesso de álcool pode aumentar significativamente o risco de lesões.
“O Carnaval exige bastante do corpo, com longas caminhadas, horas de dança e, muitas vezes, poucos momentos de descanso. Para minimizar os riscos de lesões musculares ou articulares, é fundamental que o folião esteja com uma boa condição física e adote cuidados específicos, como alongamentos antes e depois da folia”, explica.
Além disso, a hidratação deve ser prioridade. O consumo adequado de água ajuda a evitar cãibras e mantém o organismo equilibrado, principalmente sob o sol e altas temperaturas comuns nesta época do ano. Outro ponto importante é moderar a ingestão de bebidas alcoólicas. “O álcool, além de desidratar, pode comprometer o reflexo e o equilíbrio, aumentando o risco de quedas ou torções”, completa Guilherme.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.