Acorda Cidade
A alta temperatura do verão está motivando a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a alertar a população sobre os cuidados com os alimentos neste período do ano. O alerta ocorre por conta de possíveis microorganismos, a exemplo de fungos e bactérias, presentes nos alimentos e podem se proliferar.
O secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, ressalta a importância dos cuidados. “O armazenamento e utilização adequada dos alimentos deve ser seguido tanto pelos cidadãos que comercializam alimentos quanto pelas pessoas que utilizam os produtos alimentares na rotina doméstica”, ressalta.
Conforme a técnica do setor de alimentos da Divisa, Raquel Lucas, é preciso ter cuidados com os alimentos vendidos, principalmente, no litoral. “O queijo coalhos que é vendido na praia, por exemplo, não apresenta boas condições de consumo. Além de ter furos, que são sinais da presença de coliformes fecais, o queijo é conservado em temperatura ambiente e manuseado de forma incorreta”, salienta.
Outra técnica da Divisa, Rosamaria Trindade Fahl, ressalta sobre os cuidados em relação aos produtos que fazem parte do consumo doméstico e que também são ingredientes utilizados na culinária. “Deve-se evitar a compra de ovos expostos à temperatura ambiente, por exemplo, pois a casca do ovo é porosa e favorece a penetração de microorganismos, o que pode afetar a qualidade do produto e causar danos a saúde do cidadão que vier a consumi-lo. O ideal é que o ovo esteja acondicionado numa temperatura de até 16 graus centígrados e seja inspecionado”, revela.
As técnicas ressaltam ainda que os consumidores também devem estar atentos as informações impressas nos rótulos dos produtos, como a data de validade, e quanto aos produtos que não são rotulados, saber se os mesmos possuem registros junto aos órgãos competentes, como os ministérios da Agricultura e da Saúde. Para maiores informações, os cidadãos podem ligar de segunda a sexta-feira, das 8 as 12 e das 14 às 18 horas, para os telefones (75) 3612-6647 ou 3612-6646. As informações são da Secom