Gabriel Gonçalves
Os atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estadual de Feira de Santana, foram suspensos ontem (21), evitando a entrada de novos pacientes.
A maioria dos pacientes, está indo ao local em busca de atendimento com sintomas gripais, o que é preocupante, em virtude do surto do aumento de casos da Influenza H3N2.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a diretora administrativa da UPA, Silvia Herranz, explicou que nos últimos 15 dias, a procura por atendimento tem sido grande até que foi preciso limitar o quantitativo de pacientes para não sobrecarregar a unidade.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
"A gente vive em uma momento de superlotação, vivemos ontem isso de forma mais intensa e durante esses 15 dias de dezembro, estamos vendo um aumento na procura aqui na UPA, principalmente por síndromes gripais, inclusive característicos da Influenza, mas também não descartamos a Covid-19. Então como forma de garantir uma segurança dos pacientes que já estavam aqui, sejam eles internados ou ainda iniciando os atendimentos, nós suspendemos os atendimentos para os novos pacientes. Todas as pessoas que chegam aqui em nossa unidade, são triadas, uma forma de identificação para o atendimento, então aqueles pacientes caracterizados pelas cores azul e verde, são considerados como pacientes com sintomas leves, que podem buscar outra Unidade de Saúde para serem atendidos, já aqueles pacientes identificados como amarelo ou como vermelho, significa que possuem um nível maior de urgência para que sejam atendidos", explicou.
De acordo com a diretora, os atendimentos já foram normalizado ainda na manhã desta quarta-feira (22), podendo receber novos pacientes.
"O atendimento já foi normalizado para todas as especialidades desde às 13h, já tínhamos restabelecido o atendimento da parte da pediatria e agora para adulto também já está ok", disse.
Ainda segundo Silvia Herranz, é necessário que toda a população mantenha os cuidados principalmente nesse período festivo, onde muitas famílias irão se reunir.
Por conta dos casos que já estão surgindo da Inflenza H3N2, a proliferação pode ser feita como o Coronavírus, através de aglomeração e pelo ar.
"Os principais sintomas dessa virose são a tosse seca e febre. Alguns casos, as pessoas têm até diarreia. Hoje aqui na UPA, nós estamos tendo uma procura genérica, seja de adultos ou crianças. A gente reforça que ainda estamos vivenciando o momento de pandemia, mas a gente sabe que o vírus da covid-19 está atingindo mais a população adulta, enquanto que este não, a população em geral. Então nós salientamos e recomendamos que as pessoas possam se prevenir, sejam as crianças, idosos, adultos e jovens. Estamos nos aproximando dos períodos festivos como o Natal, mas a gente precisa se preocupar em não aglomerar, ficar apenas dentro do contexto familiar e completar o esquema vacinal. Muitas pessoas estão chegando aqui em nossa unidade com este tipo de sintoma gripal, então pedimos que os munícipes de Feira de Santana que se resguardem em casa, nos seus lares e que façam o esquema vacinal", concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade