Dicas para o consumo do café

O café absorve adenosina, uma substância que provoca cansaço, sonolência, consequentemente melhora o nível de alerta, atenção e concentração.

Jornal Hoje

Para aproveitar seus benefícios é preciso consumir a quantidade certa. Outros cuidados na preparação e armazenamento preservam seu sabor. O café absorve adenosina, uma substância que provoca cansaço, sonolência, consequentemente melhora o nível de alerta, atenção e concentração. Mas é bom não tomar café de estômago vazio, principalmente quem sofre de algumas doenças como gastrite, refluxo, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, pressão alta mal controlada, e doenças cardíacas.

A recomendação é tomar no máximo quatro xícaras de café por dia, mas nada de exagerar no tamanho da xícara para poder tomar mais. A quantidade ideal é de 150 ml de café por xícara. A cafeína é estimulante mesmo, por isso a recomendação é tomar o último café até as quatro da tarde para não atrapalhar o sono. E pra ele ficar saboroso, mesmo que o prazo de validade seja maior, escolha o produto embalado há um mês e meio no máximo.

Guarde o pó em um recipiente fechado e o ideal é guardá-lo na geladeira. A baixa temperatura retarda a oxidação, ou seja, conserva por mais tempo e demora para estragar.

Use água mineral ou filtrada para preparar o café e nunca coloque o pó na água, sempre a água no pó. Quanto mais tempo o café fica em contato com a água, mais cafeína é liberada, substância que deixa o gosto amargo na bebida.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários