Saúde

Dia Nacional da Diabetes: coordenadora do CADH fala sobre a doença e destaca importância da alimentação

Ela destaca a importância dos pacientes olharem os rótulos com atenção para saberem a composição do alimento que será ingerido.

diabetes freepik
Foto: Freepik

A Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não consegue produzir a insulina que vai fazer a regulação da glicose no sangue ou essa insulina não é empregada adequadamente. A doença, tem causas multifatoriais e inicialmente é silenciosa. Nesta quarta, dia 26, é comemorado o Dia Nacional da Diabetes, por isso, a coordenadora do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), Andrea Silva, destaca a importância de se consultar com um médico regularmente.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

“Inicialmente essa é uma doença silenciosa e por isso é importante fazer os exames regulares. Normalmente quando a pessoa sente algum sintoma, a doença já pode estar mais avançada”, afirmou destacando os principais sintomas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Os sintomas normalmente são sede intensa, fome excessiva, vontade de urinar excessiva, perda de peso, visão embasada, fadiga, cansaço, fraqueza. Esses são alguns sintomas que as pessoas podem desenvolver e normalmente não são todos ao mesmo tempo”, informou.

A coordenadora do CADH falou ainda sobre o importante papel que a alimentação desempenha no controle da diabetes. Ela destaca a importância dos pacientes olharem os rótulos com atenção para saberem a composição do alimento que será ingerido.

“Os açúcares, refrigerantes, carboidratos simples são alimentos que devem ser evitados na dieta de um paciente diabético. É importante optarem por opções de lanches mais saudáveis, utilizar carboidratos complexos, fazer a inserção de fibras alimentares. Com relação aos alimentos diets, é importante avaliar individualmente a situação dos exames desse paciente para saber se é o momento ideal de fazer uso desse tipo de alimento”, observou Andrea.

Ela destaca que o consumo das fibras é muito importante para os diabéticos, porque a ingestão de alimentos ricos em fibra aumenta a saciedade, melhora a digestão, reduz o colesterol e ajuda no controle glicêmico.

A contagem de carboidratos também uma boa estratégia adotada por pacientes diabéticos, segundo informou Andrea Silva. Ela diz que essa estratégia é muito utilizada por quem tem diabetes tipo 1, já que com a contagem, é possível fazer o ajuste das doses de insulina.

“A educação nutricional é importante para os pacientes com diabetes, pois assim eles terão uma habilidade para gerenciar a alimentação, conhecendo a composição dos nutrientes e isso faz com que eles façam uma escolha melhor tendo um controle da alimentação. Pacientes com diabetes descontrolado pode gerar uma complicação em outro tipo de doença que ele possa ter, então é muito importante cuidar da saúde”, salientou a coordenadora.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários