Saúde

Dia Internacional da Doação de Sangue é comemorado nesta segunda-feira (25)

Graça Pimenta enfatiza necessidade da data comemorativa

Acorda Cidade

O mundo comemora, nesta segunda-feira (25), o Dia Internacional da Doação de Sangue. Segundo o Ministério da Saúde (MS), cerca de 1,9% da população brasileira doa sangue regularmente, mas o ideal seria entre 3% e 5%, de acordo com o que estabelece a Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação leva a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) a alertar a população sobre a importância deste ato voluntário.
 
“A doação de sangue é um ato de solidariedade, uma ação voluntária e consciente com a finalidade de salvar vidas. É preciso estimular a doação de sangue, pois, em certas épocas do ano, muitos estoques são reduzidos em virtude da falta de doadores regulares. Através de ações de caráter motivador e educacional, acredito que é possível estimular aqueles que já doam sangue, bem como formar novos grupos de doadores em todo o mundo. Vale salientar que a Constituição Federal, em seu artigo 199, §4º, veda todo tipo de comercialização de sangue, entretanto, estabelece que a lei infraconstitucional disporá sobre as condições e requisitos que facilitem a coleta do mesmo”, declara a parlamentar, que é enfermeira e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL).
 
Graça Pimenta é, ainda, autora do projeto de Lei nº 19.791/2012, o qual visa instituir meia-entrada para doadores regulares de sangue, em eventos culturais, esportivos e de lazer, realizados em locais mantidos pelas entidades e pelos órgãos das administrações direta e indireta do Estado da Bahia. O projeto de lei em questão não determina a recompensa financeira à doação ou estimula a comercialização de sangue, mas sim, garante o direito à vida através da preservação do interesse coletivo. Mais informações em http://www.gracapimenta.com.br/noticias.php?id=927#conteudo.
 
Na semana passada o Ministério da Saúde divulgou que a idade máxima para doação de sangue no Brasil foi ampliada para 69 anos, o que, consequentemente, amplia em dois milhões o público potencial de doadores. Atualmente a faixa etária para doação é de 16 anos (com autorização do responsável) a 67 anos; antes de 2012, a idade mínima para doação era 18 anos. 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários