Saúde

Dia do Orgasmo: sexóloga destaca fatores que dificultam a mulher chegar ao "Ponto G"

Segundo Laís Dourado, as mulheres que atingem o orgasmo, são pessoas com idade acima dos 50 anos, pois as jovens estão mais preocupadas com o corpo esteticamente.

Dia do Orgasmo
Foto: efes/Pixabay

Encerrando o mês de julho, nesta segunda-feira (31) é celebrado o Dia do Orgasmo, uma data que começou a ser celebrada ainda na década de 90, iniciativa de algumas lojas britânicas de produtos adultos, que tinham como objetivo aumentar as vendas e incitar o debate sobre as dificuldades que muitas pessoas sentem em atingir o ápice do prazer na intimidade.

Diante deste tema, o Acorda Cidade conversou com a psicóloga e sexóloga Laís Dourado, que apresentou o contexto do que realmente é um orgasmo e pontuou algumas dificuldades que as mulheres possuem em sentir prazer.

Sexóloga
Foto: Arquivo Pessoal

“O orgasmo é a fase do sexo em que ali já existiu tanto estímulo, que não tem mais para onde ir, e o corpo vai ter uma descarga energética, geralmente associada a sensações gostosas para que volte ao estado natural dele, ou seja, seria uma explosão de prazer, o que nem sempre acontece porque a pessoa pode ter uma reação fisiológica, uma contração muscular involuntária, mas nem sempre tem aquela sensação boa. Essa sensação é como uma percepção, uma interpretação e consequência de como seus pensamentos, suas emoções estão sendo vivenciadas, ou seja, o órgão sexual que realmente faz com que o orgasmo aconteça, é o nosso cérebro”, explicou.

Para a psicóloga, uma das grandes barreiras enfrentadas pelas mulheres, é a falta do autoconhecimento do corpo.

“Algumas pessoas possuem dificuldades de chegar até o orgasmo, e na maioria dos casos, são as próprias mulheres. A gente pode explicar isso de vários fatores sociais, principalmente porque a maioria das mulheres não conhecem a si mesmas, ou seja, não são íntimas com o seu próprio corpo e isso dificulta muito, Claro que tem milhares de crenças que limitam a mulher a ter uma liberdade sexual ao ponto de chegar a este nível de prazer, uma coisa por exemplo é que muitas mulheres acham que estão ali para agradar o homem, e para isso, precisa fazer tais posições, que precisa vivenciar o sexo de tal forma, performático, e isso dificulta que as mulheres tenham acesso ao seu prazer”, destacou.

Segundo Laís Dourado, a maioria das mulheres que atingem o orgasmo tem idade acima dos 50 anos, pois as jovens estão mais preocupadas com o corpo esteticamente.

“A gente sabe que a maioria das mulheres que chegam até o orgasmo, são mulheres que possuem idade acima dos 50 anos, e as mulheres que menos chegam a ter um orgasmo são aquelas com 25 anos para baixo, porque estas estão muito mais preocupadas com o corpo, com o que o outro vai pensar dela, e isso impacta com que ela se entregue em uma relação sexual, porque quanto mais você se entrega, quanto menos você pensa, maior será a possibilidade de atingir o orgasmo”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários