Covid-19

Decreto estadual obriga uso de máscaras em locais fechados e volta exigir comprovante de vacinação

A medida, autorizada pelo governador Rui Costa, entra em vigor nesta terça em todo o território baiano.

Uso de máscara em transporte público e locais fechados
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desta terça-feira (29), decreto estadual que determina as circunstâncias nas quais estará reestabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras.

A medida, autorizada pelo governador Rui Costa, entra em vigor nesta terça em todo o território baiano e tem objetivo de conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de Covid-19.

O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; em salões de beleza e centros de estética; em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; em templos para atos religiosos litúrgicos; em escolas e universidades; em ambientes fechados, tais como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres.

Eventos, Detran, SAC e comprovação de vacina:

Eventos de diversas modalidades seguem com realização autorizada. No entanto, volta a ser exigido o uso de máscara e comprovação de vacina naqueles em que haja controle de acesso e venda de ingressos. A comprovação de vacinação, em todos os casos em que é solicitada, será feita mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “Conecte SUS”.

A necessidade da demonstração de vacinação será obrigatória também para o acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas. Os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ficam condicionados à comprovação da vacinação e à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção.

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, as medidas contidas no decreto visam reduzir o avanço da Covid-19 no estado. “Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida e para que possamos deixar todos assistidos”, afirma.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
24 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erlane dias de Almeida

Eu não entendo esse governo, se já tá dando 4 doses da vacina pra que essa obrigação de máscara agora , porque na eleição ninguém exígio uso de máscara e nem comprovante de vacina pra não perderem o voto da população, só vejo entrando e sai governo ruim, tanta coisa que pode ser feito em feira de Santana , a saúde do SUS precária, as ruas precárias , a educação precária tudo sempre do mesmo jeito, dinheiro ajudar muito, mas não e só dinheiro que pode mudar as coisas não.
Peço a Deus que as coisas seja da vontade dele e peço que melhore o coração das pessoas por mais humanidade,amor e respeito.

Luis

O povo gosta disso, dos políticos mandando em suas vidas. Mesmo quando lhe negam o direito de respirar o oxigênio que Deus nos deu. Só vai piorar.

KKKKKKKKK

Faz o L….

Rapá

Num pode cansselar o carnaval não. É só o povu tomar as 9 dozi da v@cina. Que fica imunizado. Papai Lula vai liberar o auxilio para nois gastar todo de schin pulando atras do chicretão e o rei do gueto Kanáru. É tudo noço, nada deles! Fora Bozo, faizi o L

Gerusa

Pode sair a vigésima dose da vacina, porém a cura ou melhor o paleativo só chegará em 2024 que é ano eleitoral e assim de agora em diante segue a rotatória…

Lady

Piada! O vírus viajou nas eleições e retornou depois do resultado. Acham que o povo é besta!

Vascao@gmail.com

Um bocado patriotarios chorando porque vai usar máscara nao ta satisfeito a a porta da rua é serventia da casa

ICARO

A POVO MERECE O GOVERNADOR QUE TEM, OBRIGAR A TOMAR UMA VACINA QUE NA EUROPA E EUA ESTUDOS APONTAM QUE NÃO RESOLVEU MERDA ALGUMA E SIM UM MONTE DE GENTE COM SEQUELAS COM ESSES IMUNIZANTES QUE NÃO IMUNIZAM, KKK… É PARA SEU BEM IMBECIL TEM QUE TOMAR, KKKKK

Henrique

Parabéns, medidas sanitárias são o mínimo para evitar uma nova pandemia e mais mortes!

daroça

só digo uma coisa: FAZUELI

Vania

TV chinesa está censurando imagens de torcedores sem máscara nos jogos da Copa do Mundo; China volta a endurecer medidas anti-Covid, e enfrenta onda inédita de protestos em várias cidades do país:
https://twitter.com/revistasuper/status/1597364715109376004

Jornalistas cadê vocês? Vamos divulgar a verdade!

LUCIANO

C O V A R D E SSSSSS VCS SÃO
C O V A R D E S

História com H

O povo baiano como sempre se deixando cair na velha estratégia do “pão e circo”. É gol do Pombo! Brasil rumo ao hexa!
Enquanto isso, enquanto o povo está distraído, eles retornam com a Ditadura Sanitária e com o Apartheid Sanitário.
Vergonha! Vergonha! Mais uma vez estão ferindo e desrespeitando o Código de Nuremberg.
Mais uma vez estão expondo as pessoas a riscos desnecessários as OBRIGANDO tomar uma v@c1n4 que o governo estadual não se responsabiliza, o governo federal não se responsabiliza e por fim, os fabricantes não se responsabilizam.
Parabéns povo brasileiro e baiano em especial pelo seu alto grau de ANALFABETISMO. Está dando muitos frutos.

Alisson

Aí vai todo mundo lembrar dos ” heróis da enfermagem” que merecem todo o nosso respeito com palmas 🤡🤡🤡🤬🤬🤬🤬🤬🤬

Nelson Santos

O mais engraçado é que esse virus não age durante campanha e eleição que coisa né Sr governador???

Sousa metais.

Governador seja homem.pra suspender o carnaval tambem.eu quero ver os artistas que apoiaram.lula vão dizer.

Marcos Santos

Já venceram a eleição e agora volta com a exigência de máscaras e controle social. Tá aí o que vcs queriam. Se preparem para quando Lula entrar. Vai fazer Igual a china e Argentina

Oxi

Para de idiotice kkkkkk.perdeu MANÉ kkkkkk

Pedro

E comece ver paro ano fecha os estabelecimentos prá não piorar essas situações e agora o governo é o mesmo pedir verbas.

Pedro

Eles estão certos o povo que elegeu essa raça ruim tem que sofrer não estou defendendo outros políticos só que não estavam satisfeitos com o que Tava colocava outro mais o eleitor acha que políticos gosta do povo isso tudo é ilusão nenhum gosta do povo eles querem o que faz mim ri que muito dinheiro.

valdir

Boa noite as medidas sai protetetivas p saúde humana. Mas no período de votação principalmente no primeiro turno aglomeração e o período longo nas filas no mínimo de 02 horas ,não foi um dos fatores p o aumento de caso?…

jose raimundo

NÃO SÃO MEDIDAS PROTETIVAS, SÃO RESTRITIVAS, IMPEDEM ACESSO DE PESSOAS A HOSPITAIS E PRÉDIOS PÚBLICOS, DETERMINA USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS ONDE O SERVIÇO PÚBLICO JAMAIS VAI FISCALIZAR, E SÃO MEDIDAS QUE O MUNDO INTEIRO, FORA A DITADURA DA CHINA, REVOGOU, POR NÃO SER EFICIENTE. SE A VACINA É O QUE SALVA, A MEDIDA JÁ ESTÁ POSTA, BASTA VACINAR. ABSURDO.

Jordan

Calma moço. Isso aí pode ser revogado assim que o novo governador assumir…

Roque

Acabou a eleição, onde podia tudo, agora voltam com a mesma imposição.