Daniela Cardoso
Devido a atrasos na obra e a demora na entrega de alguns equipamentos, o centro cirúrgico do instituto de cardiologia do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), que estava previsto para ser inaugurado nesta sexta-feira (22), teve a data alterada. Segundo a diretora do HDPA, Sandra Peggy, a previsão para a inauguração é na primeira semana de agosto, entre os dias 1º e 5.
Sandra explicou, que quando o foco cirúrgico, aparelho que fica preso ao teto, chegou ao hospital, o teto já estava completamente pronto, inclusive pintado, o que provocou um atraso. “Nós tivemos que fazer o corte no teto para aplicar o aparelho e isso gastou muito tempo”, disse.
O instituto de cardiologia, ainda não irá realizar cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Sandra, apesar de já está habilitado, o instituto ainda não está cadastrado para realizar cirurgias pelo SUS. “O processo para a habilitação seguiu para Brasília, nós estamos agora aguardando esse credenciamento.”
Segundo Sandra, durante uma reunião realizada em Salvador na sexta feira (16), o secretário de Saúde Jorge Solla se comprometeu a assinar um contrato temporário para que o instituto possa realizar os procedimentos de cateterismo e angioplastia pelo SUS, enquanto o credenciamento não está definido.
O centro cirúrgico do instituto de cardiologia do HDPA tem capacidade de realizar mais de 30 cirurgias ao mês. As informações são do repóter Ed Santos do Acorda Cidade