Saúde

Curso sobre Suplementação na Prática será realizado para profissionais da área de saúde

“O uso de suplementos sem prescrição de um profissional de saúde pode gerar riscos ao coração e à saúde de forma geral, o excesso de suplementação pode prejudicar os rins, fígado e outros órgãos”, alerta o médico.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ter uma alimentação balanceada, não necessariamente, garante que a pessoa esteja suprindo as fontes de vitaminas necessárias diariamente para seu corpo. E um déficit de vitamina diário pode gerar várias complicações futuras, das mais simples até problemas crônicos. O neurologista e especialista em Medicina no Estilo de Vida, Italo Almeida, vai ministrar o curso Suplementação na Prática para profissionais da área de saúde, no Hotel Quality, no Stiep, nos dias 8 e 22 de julho, das 8 às 13h.

“O uso de suplementos sem prescrição de um profissional de saúde pode gerar riscos ao coração e à saúde de forma geral, o excesso de suplementação pode prejudicar os rins, fígado e outros órgãos”, alerta o médico.

Problemas como arritmia, alteração da pressão arterial, insônia, sonolência e ansiedade podem ser resultado do uso inapropriado de suplementos nutricionais. A busca por um corpo perfeito e saudável e a facilidade de encontrar esses produtos no mercado fez com que o consumo de suplementos aumentasse muito nos últimos anos, o que levou o Brasil a se tornar o terceiro maior mercado de suplementos alimentares do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Austrália.

“O ideal é consultar um profissional capacitado para, através da anamnese e análise de exames, prescrever, caso necessário, a suplementação de maneira saudável e segura”, recomenda Almeida. O cuidado deve ser ainda maior com pacientes submetidos a tratamento de algum tipo de doença específica. “É fundamental que o profissional de saúde oriente seus pacientes sobre o uso correto e saudável da suplementação nutricional”, reforça o diretor médico da NeuroIntegrada.

A suplementação deve ser entendida como um complemento na alimentação e a sua prescrição passa por uma série de critérios que só um profissional qualificado é capaz de avaliar. Médicos, nutricionistas e outros profissionais que têm autorização de seus conselhos de classe, como farmacêuticos, biomédicos, dentistas, fisioterapeutas e educadores físicos, podem prescrever suplementação nutricional. “O profissional que estuda suplementação é verdadeiramente capaz de atuar de forma competente e assertiva para prescrever suplementos de maneira personalizada, considerando a individualidade bioquímica de cada paciente, levando à otimização terapêutica”, conclui.

Mais informações através do telefone (71) 99943-8297.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários