Dicas

Cuidados indispensáveis para quem vai viajar à praia

Alimentação, hidratação e proteção solar são essenciais para aproveitar o litoral com saúde e segurança.

Praia
Foto: iStock

Viajar para a praia é uma escolha frequente durante os finais de semana e feriados. A beleza do litoral e a brisa do mar são revigorantes e se tornam convites irresistíveis para os amantes das belezas naturais. Além do planejamento feito antes da viagem, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar danos à saúde do corpo e da pele.

De modo geral, as idas à praia costumam durar horas ou mesmo um dia inteiro, por isso é fundamental se preocupar com a alimentação para manter o corpo saudável. Fazer refeições leves e com produtos saudáveis antes de sair de casa manterá o corpo nutrido por mais tempo; além disso, para longas horas fora de casa, preparar lanches naturais ou petiscos para o dia é importante para não ficar sem energia.

É preciso se preocupar também com a hidratação do corpo, principalmente nos dias mais quentes. Consumir água, sucos e água de coco ao longo do dia é fundamental. Para os adeptos ao álcool, é preciso se preocupar com a hidratação entre as bebidas, sempre consumindo água entre uma dose e outra.

Na hora de entrar no mar, é preciso ter atenção em dobro. Atitudes como não entrar na água sozinho e optar por não ter a água acima do umbigo são ações fundamentais para evitar acidentes. Além disso, é preciso sempre manter-se à vista do salva-vidas e longe de lanchas e jet-skis. Se informar sobre a condição da água e agitação do mar também é fundamental antes de mergulhar. 

Para crianças menores, as piscinas infantis são opções excelentes para que elas fiquem seguras longe da agitação do mar. Além disso, é importante se certificar que elas estarão em proteção mesmo fora do mar. Por isso, apostar em itens de identificação como pulseiras e crachás com informações de contato é fundamental em caso de locais lotados. 

O maior aliado do corpo na praia é o protetor solar. Mesmo sem sol, a radiação solar é perigosa e causa danos à pele. A recomendação dos especialistas é reaplicar o protetor solar de 2 a 3 horas ou sempre que tiver contato com a água do mar. Além disso, é preciso ter atenção redobrada entre 10h e 16h, já que nesse período os raios UV são mais perigosos.

Além do filtro solar, outros cuidados podem ser tomados para evitar exposição intensa ao sol, como a utilização de guarda-sóis, viseiras, bonés e óculos de sol masculino ou feminino. A proteção extra trará benefícios para o couro cabeludo, olhos e orelhas, protegendo essas áreas da radiação solar direta.

Após a ida à praia, alguns cuidados também precisam ser tomados. Tomar banho de água doce após o mergulho no mar irá retirar todo o sal do corpo e os resquícios de areia, evitando ressecamento da pele e do cabelo. Além disso, é preciso retirar a roupa molhada e secar bem o corpo, evitando fungos e bactérias.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários