Acorda Cidade
O verão é a época do ano mais esperada pela maioria das pessoas, independente do país em que moram. Porém, o clima quente exige cuidados especiais e que muitos não se atentam, especialmente para os olhos, pele e também com a alimentação.
Praia, piscina, sol, calor e até a areia são itens marcantes nesta estação, porém, a diversão pode esconder alguns perigos e que necessitam de atenção para não resultar em uma enorme dor de cabeça.
Entre os principais problemas, podemos destacar a desidratação, micoses, problemas na pele em geral, entre outros. Veja aqui alguns dos problemas mais comuns nesta estação do ano e previna-se!
Pequenos cuidados para cuidar da saúde no verão
Para aproveitar bem a estação mais esperada do ano, é preciso se atentar a alguns cuidados com a pele, alimentação e olhos. Entre eles:
Pele
No verão a nossa pele tende a ficar mais oleosa, ficamos expostos aos efeitos do sol e também produzimos mais suor. Esses itens podem propiciar problemas de saúde, como micoses, brotoeja, manchas na pele (fitofotodermatose), herpes, queimadura solar e até bicho geográfico.
Como se cuidar: utilize sempre protetor solar também com PPD, opte por ambientes frescos e limpos, mantenha região do corpo com dobras sempre secas e, em caso de manifestar alguns dos problemas acima, busque ajuda médica.
Olhos
O excesso de exposição solar prejudica os olhos, porém, os olhos também podem sofrer danos com menos exposição. De acordo com especialistas, o sol queima a córnea e o sal da água do mar, bem como a areia da praia, também podem prejudicá-la.
Como se cuidar: utilize óculos de sol para filtrar a radiação que o sol emite e assim, proteger os olhos. Atente-se ao tipo de óculos escuros, dando preferência a produtos de boa qualidade.
Alimentação
Atente-se ao consumo de alimentos fora de casa, já que estes podem não estar com refrigeração adequada, causando males à saúde. Entre eles, dor de cabeça, cólicas abdominais, enjoo, vômito, diarreia, desidratação e náuseas.
Como se cuidar: consuma alimentos que refresque e que sejam ricos em fibras, minerais e vitaminas. Aumente a ingestão de frutas, saladas, água de coco, sucos, peixes assados, legumes crus ou cozidos, aves (sem pele), cereais integrais e carne vermelha magra. Beba cerca de dois litros de água por dia para manter o corpo hidratado e não espere sentir sede.
Lembre-se de que o sol faz bem à saúde e é por meio dele que obtemos a vitamina D, porém, seu excesso por provocar queimaduras e causar o envelhecimento precoce da derme.
Ao observar qualquer problema de saúde, procure agendar o quanto antes uma consulta com um dermatologista. Aproveite e verifique se o seu plano de saúde cobre retirada de pintas e confirme com seu médico sobre essa possibilidade, uma vez que as pintas podem representar riscos relacionados ao câncer de pele.
Atente-se a esses cuidados com os olhos, pele e alimentação e aproveite muito mais o verão e todas as atividades favoráveis nesta estação. Não se esqueça também da importância de se praticar alguma atividade física e sair do sedentarismo, esta é uma forma de cuidar da saúde do corpo em geral, inclusive da mente.
Com informações de Andreia Silveira do site PlanodeSaude.net