Feira de Santana

Cresce o número de doenças relacionadas ao trabalho

O médico do trabalho, Renato Pires Freitas, apontou a construção civil como a maior causadora de acidentes do trabalho

Daniela Cardoso

 
O estresse e longas jornadas de trabalho podem desencadear algumas doenças nos trabalhadores, como a hipertensão. Isso é o que informou ao Acorda Cidade o médico do trabalho, Renato Pires Freitas, que apontou a construção civil como a maior causadora de acidentes do trabalho
 
“Precisamos melhorar a prevenção do acidente de trabalho, porque esse é o grande desafio. O Brasil tem em média 300 mortes por ano na construção civil com acidentes fatais e que deixam a pessoa mutilada ou com o não funcionamento de algum órgão”, afirmou.
 
No setor médico, hospitais e clinicas, existe uma acessão muito grande de acidentes com materiais perfuro cortantes, segundo informou o médico. Esses acidentes contaminam os trabalhadores com doenças que são transmitidas através de secreções, a exemplo da AIDS e hepatites.
 
Outra doença que também apresenta uma crescente é a ler dort, causada pelo esforço repetitivo. “Em Feira de Santana existem várias empresas de telefonia com uso frequente de computação e, portanto de esforço repetitivo e posturas inadequadas, o que tem levado a um aumento da ler dort”
 
Renato Freitas ressaltou que as doenças de trabalho não é um problema isolado e que é necessário um esforço coletivo da sociedade. Ele lembrou a importância da prevenção e alertou quanto a aplicação das terapias alternativas
 
“Esse não é um problema do trabalhador, nem da empresa e nem do governo. Esse é um problema social onde a prevenção deve estar em primeiro lugar. As terapias alternativas têm crescido, mas precede a ela o exame médico. Muitos pacientes são tratados com terapias alternativas, quando na verdade são outras doenças mais graves”, destacou.
 
Motorista morre em acidente de trabalho
 
No dia 26 de junho um acidente de trabalho provocou a morte do motorista José Francisco Vieira Filho, de 60 anos, que era funcionário da empresa Ivanildo Santos Transportes, com sede no estado de Sergipe
 
O acidente aconteceu no interior da Empresa MetafEstruturas Metálicas, situada na BR-324, no distrito de Humildes, próximo ao Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana.
 
A vítima estava descarregando cimento quando a tampa do equipamento se soltou e caiu sobre a cabeça dele.  
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários