Saúde do Sono

Confira a programação da Semana do Sono em Feira de Santana; neste ano, o tema será a saúde global

De 11 a 17 de março, a campanha educativa da ABS, irá alertar a importância da qualidade do sono nas diferentes populações mundiais.

dormir - sono ft divulgação
Foto: Wayhomestudio/Freepik

A Associação Brasileira do Sono realiza até o dia 17 de março, em todo o país, a Semana do Sono 2024 com o tema “Oportunidade de sono a todos para saúde global”. A campanha educativa brasileira, premiada internacionalmente, acontece todo ano para promover a saúde do sono.

“Nas mais variadas regiões do país uma ação conjunta, integrativa, com claro interesse para a população, onde discutiremos formas de melhorar nosso sono, destacando o tratamento de vários distúrbios do sono para que essa importante fase da vida seja plenamente respeitada e trazendo um sono mais igual para todos. Esta meta contribuiu para melhorar a saúde global”, afirma Luciano Drager, presidente da Associação Brasileira do Sono.

A Semana do Sono 2024 contará com centenas de atividades realizadas por especialistas da área. Entre as ações de forma online estão as Gotas de Sono (vídeos com dicas de profissionais), lives e webinars com informações de qualidade e as novidades das últimas pesquisas sobre sono. Já as atividades públicas, em dezenas de cidades, serão ampliadas para atingir um número ainda maior de brasileiros.

“Esse ano pretendemos continuar expandindo ações com o envolvimento de mais cidades. Nos últimos anos, a nossa presença virtual foi muito importante e marcante inclusive no período da pandemia com as restrições presenciais, mas temos retomado a expansão de atividades presenciais tão relevantes nas relações pessoais”, revela Davi Sobral, coordenador da Semana do Sono.

Em Feira de Santana, a programação teve início nesta segunda-feira (11) na Clínica Otorrinos, localizada na Rua Barão de Cotegipe.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, a cirurgiã dentista e dentista do sono, Eliane Martins, informou que na segunda, a programação foi voltada para profissionais da área, mas destacou que no próximo sábado, um Stand será montado no Boulevard Shopping para atendimento ao público.

Médicas do Sono
Foto: Brenda Filho/Acorda Cidade | Eliane Martins – Cirurgiã Dentista e Dentista do Sono

“Nós começamos a nossa programação hoje às 18h30, onde teremos um encontro com profissionais da área da saúde na Otorrinos. Já na quinta-feira, dia 14, estaremos no Cora, são atendimentos feitos pelo SUS, ali do lado mesmo da Otorrino, onde fica a residência médica de otorrino. Então teremos uma equipe multiprofissional fazendo atendimento de porta aberta, quem chegar com a carteirinha do SUS, será atendido sem problema nenhum. Este atendimento tem início a partir das 9h e segue até 17h. No sábado, dia 16 de março, estaremos com um Stand no Boulevard Shopping das 9h até 20h, tirando todas as dúvidas das pessoas”, afirmou.

Ainda de acordo com a cirurgiã dentista, é necessário que cada pessoa tenha uma ótima noite de sono.

Médicas do Sono
Foto: Brenda Filho/Acorda Cidade

“Atualmente esta semana está sendo denominada como oportunidade de sono global, oportunidade de sono para todos. Então entende-se que isso passa também por políticas públicas e entende-se que o indivíduo para produzir, ele precisa ter uma boa qualidade de sono, ou seja, uma pessoa desempregada vai ficar preocupada, uma pessoa que precisa ter uma condição de trabalho, um equilíbrio, uma questão emocional, vai afetar o sono, então todos os problemas estão embutidos”, pontuou.

Segundo Carolina Grinfeld, otorrinolaringologista e médica do sono, o ronco pode causar muitos problemas de saúde ao ser humano.

Médicas do Sono
Foto: Brenda Filho/Acorda Cidade | Carolina Grinfeld – Otorrinolaringologista e Médica do Sono

“O ronco pode provocar AVC, infarto, diabetes, aumenta a chance do paciente ter dificuldade para emagrecer, dificuldade no déficit de aprendizado, você pode virar a noite estudando, tirar um 10 no dia seguinte, mas na semana que vem você não lembra mais de nada, porque você não armazena o que você aprendeu. Causa irritabilidade, acidentes automobilísticos por conta de cochilar ao volante, ninguém cochila ao volante porque quer, é um ataque que vem por conta do sono não reparador, não adianta você tomar uma vacina e não dormir, a vacina vai ter pouco efeito no organismo, então são diversas causas, sono é saúde”, concluiu.

Mais informações no site da Semana do Sono

Ouça a entrevista na íntegra:

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários