Saúde

Como as terapias holísticas podem preparar você para um 2025 de equilíbrio e bem-estar

Com a chegada de 2025, o terapeuta sugere que as pessoas devem buscar mais espiritualidade e evitar absorver discursos de ódio em sua rotina.

terapias holísticas
Foto: Freepik

Com o fim de 2024 se aproximando, muitas pessoas buscam formas de renovar suas energias e equilibrar mente, corpo e espírito para o novo ano. Para entender como as terapias holísticas podem ajudar nesse processo de renovação, o Acorda Cidade conversou com Marcus Vinícius, terapeuta holístico com mais de 25 anos de experiência.

Membro da Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos (ABRATH) desde 2009, Marcus também é estudioso em parapsicologia, ciência e espiritualidade e está se formando em Teologia.

Em entrevista ao Acorda Cidade, ele explicou como essas práticas podem ser fundamentais para quem deseja um 2025 mais harmonioso.

O que são as terapias holísticas?

Marcus explicou que as terapias holísticas seguem o princípio do holismo, que vê o ser humano como um ser integral, levando em consideração os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais.

“O que quer dizer isso? Que enxerga o ser humano como ser integral, não fragmentado, não às partes. Por exemplo, os aspectos biopsíquico, social e espiritual. Para a terapia holística, ela forma um todo, é integral, não pode ser abordada de forma separada”.

Terapia holística e tratamentos convencionais

Ele destacou que a abordagem holística se distingue dos tratamentos convencionais, que geralmente focam apenas em uma parte do ser humano.

“Se você for para um psicólogo, comportamento cognitivo, a gente vê que ele foca no tratamento mental, psicológico. Já um terapeuta holístico ou que segue esse princípio do holismo, considera o aspecto espiritual do indivíduo, social, aspecto fisiológico, biológico”.

A terapia holística dá atenção especial ao aspecto espiritual, que muitas vezes é negligenciado por outras abordagens.

“Porque dificilmente a gente vê os tratamentos convencionais darem ênfase no espiritual. Se você for para um psicólogo ou um médico, eles não abordam o aspecto espiritual do indivíduo”.

A procura pelas práticas holísticas no fim de ano

A chegada do fim de ano costuma aumentar a procura por práticas que promovem o equilíbrio espiritual. Segundo Marcus, isso é reflexo do desejo das pessoas de cuidar desse lado espiritual para iniciar o ano com o pé direito.

As pessoas buscam atividades religiosas, esotéricas e até mesmo a superstição, seja usando uma cor que represente um desejo na virada do ano ou soprando canela para chamar a prosperidade.

“O que importa é, se isso lhe faz bem, se isso lhe transforma, tenha certeza de que, independentemente de questões científicas, se lhe faz bem, com certeza, empiricamente, vai ter efeitos”, indicou Marcus.

Marcus Vinicius
Marcus Vinícius | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com a chegada de 2025, o terapeuta alerta para possíveis tensões em todo o mundo, não apenas bélicas, mas também econômicas e interpessoais. Ele sugere que, para lidar com esse cenário, as pessoas devem buscar mais conexão com a espiritualidade e evitar absorver discursos de ódio em sua rotina. “Seja mais leve!”

“Cada um com sua realidade, sua cultura, sua crença, procure se dedicar mais. Se você é católico, não seja um católico de IBGE, vá à missa. Se você é evangélico, também. Se você é espírita, vá ao culto, vá à doutrinária. Então, se entregue mais à espiritualidade, porque, infelizmente, a atmosfera que estamos vivendo agora e para o ano que vem será um pouco mais tensa”, alertou.

Apesar disso, ele também indica que 2025 será um ano de decisão, o famoso “ou vai ou racha”, por isso, o importante é se prevenir, cuidar do corpo, da mente e do espírito para enfrentar as adversidades que podem surgir.

Para se preparar, Marcus Vinícius oferece serviços principalmente na área de terapias holísticas, mas também realiza aconselhamento terapêutico holístico, com ênfase na psicoterapia holística.

“A holística respeita a individualidade da pessoa, sem impor nenhuma crença. O primeiro passo é ter mente aberta”, disse. Para quem nunca experimentou, ele recomenda começar com o autoconhecimento: “A terapia holística vai abordar o lado energético e espiritual da pessoa, independentemente de sua religião”.

Práticas para atrair boas energias

Para fechar 2024 com gratidão e atrair boas energias para o novo ano, Marcus sugere práticas simples de meditação. Ele afirma que a meditação pode ser uma poderosa ferramenta para alcançar o equilíbrio interno e preparar o espírito para o ano que se inicia.

meditação
Foto: Freepik

“Conheça a sua alma o suficiente. Tudo o que você toca vira ouro. A alma é a centelha divina para quem é religioso, e para quem não é, a alma é sua bússola. Você tem que ouvir o que está dentro do seu âmago. Esse é o primeiro passo e, a partir dessa orientação da sua própria alma, você pode seguir seus ritos, seja religioso, esotérico ou terapêutico, para começar um ano bem. Mas eu repito: nunca perca a sua alma de vista”, comentou o terapeuta em entrevista ao Acorda Cidade.

Incorporar essas terapias no dia a dia também pode trazer transformação e mais benefícios para a convivência. “Não estou falando para você concordar, mas ao menos respeitar. Por aí, você terá um convívio social muito mais leve”.

Por fim, Marcus reforçou o quanto a energia é importante no cotidiano: comece o ano vibrando boas energias, bons pensamentos e planejando ações que tragam equilíbrio, autoconhecimento e conexão espiritual.

“Um ano é só uma questão cronológica. O estado de espírito é que importa. Não procure lá fora a solução. A solução está dentro. Lá fora é só um reflexo. Se sua vida está com relacionamentos conturbados, seja amizade ou amoroso, procure lá dentro, que lá está o conflito X da questão. O resto é complemento. Desejo a todos, em 2025, paz de espírito para aliviar mais essa atmosfera”.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários