O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana, recebeu na última terça-feira (29), a visita da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), com o objetivo de avaliar a unidade para implantação de novos programas de residência em áreas essenciais, como Anestesiologia, Neurocirurgia e Endoscopia.
Os avaliadores Jedson dos Santos Nascimento, Marcos Clarêncio, Marcos Antonio Herculano participaram inicialmente de uma reunião com a diretoria-geral e médica da unidade para tratar dos pilares para implantação de residências médicas: Infraestrutura, Preceptores e Custeio. Acompanhada por preceptores, diretores, coordenadores e membros da Coordenação de Residência Médica (Coreme), a comissão percorreu as enfermarias, emergência, ambulatório, a nova enfermaria, o Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI), o Centro de Diagnostico por Imagem, Centro Cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva UTIs) e demais dependências da unidade.
Em entrevista ao Programa Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (30), o médico endoscopista e cirurgião digestivo, Dr. Victor Galvão, coordenador do Centro de Hemorragia do Interior da Bahia (CHDI), informou que a comissão também avaliou o recredenciamento do programa de residência médica em ortopedia.
“O objetivo da visita da comissão de residência médica, foi recredenciar o programa de residência médica em ortopedia, cujo credenciamento era provisório, que é natural. O primeiro credenciamento de uma especialidade é sempre provisório, então eles foram avaliar como foi estes primeiros anos, como é que saíram os primeiros especialistas para recredenciar, e a visita foi muito boa, acredito sim no recredenciamento sem maiores problemas, sem maiores ajustes e também para avaliar a introdução de novos programas como os de Neurocirurgia Anestesiologia e Endoscopia Digestiva”, informou.
De acordo com o coordenador, a visita foi bastante positiva, sendo acompanhada dos diretores do HCGA, percorrendo os principais setores da unidade.
“A avaliação foi bastante positiva, a Drª Cristiana França, o Dr. Karlos que é diretor médico acompanhou também toda a visita nas instalações do hospital, onde se dá as consultas ambulatoriais e onde se fazem os procedimentos, o centro cirúrgico, o centro de hemorragia digestiva, também nas demais dependências como na enfermaria e tiveram uma impressão muito boa. Inclusive eles já haviam visitado o hospital em outras oportunidades e ficaram impressionados com o quanto o hospital cresceu da última visita para cá. Saíram bastante felizes, empolgados, acredito que terá um parecer positivo deles, lógico que vai ter a técnica do Cerem e lá é que vai ser decidido na avaliação final, mas eles saíram com uma sensação de que o hospital tem um potencial absurdo, Feira de Santana tem uma potencial muito grande falando na área da saúde, porque aqui, circulam mais de dois milhões de pessoas e a gente vê uma variedade de doenças que a gente vê em poucos lugares, então aqui é uma terra propícia para que a gente desenvolva ciência na área da saúde”, destacou.
Ainda segundo o coordenador, a implementação de novos programas no HGCA, garantirá maior segurança para os pacientes.
“Significa mais segurança, estamos buscando excelência nos serviços e no formar pessoas. A gente vê que cada vez mais, estão se criando cursos de medicina, e isso é muito debatido porque as vezes, a concentração não é o que a gente espera, não serão formados bons médicos e bem capacitados com mais escolas, porém sem supervisão. Observamos que existem muitos cursinhos de formação durante o final de semana, então esta é uma formação que a gente não tem controle, é uma formação que muitas vezes é até inadequada. A melhor formação médica é a residência, então a sociedade ganha na medida que a gente se compromete em formar bons médicos, bons especialistas e entregar para a comunidade”, concluiu.
“A chegada de novas residências médicas para o Hospital Clériston Andrade é de interesse do Governo do Estado, visto que já estamos em ampliação de leitos, e por sermos um hospital escola temos campo para acolher novos residentes. Diante disso, posso afirmar que o Clériston Andrade tem todos os requisitos necessários de infraestrutura e equipe para que se possa implantar novos programas de residência médica”, garantiu a diretora do HGCA, Cristiana França.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram