Dia Mundial do Chocolate

Comer chocolate é bom para saúde? Nutricionista desvenda mitos e verdades do queridinho 

Pense aí? Uma barra simples de chocolate, que custa em torno de $ 4 reais, vem 45g, você consegue comer uma só?

Foto: Freepik

Quem não gosta de comer um docinho depois do almoço, que atire a primeira pedra. Brincadeiras a parte, neste Dia Mundial do Chocolate, 7 de julho, é comemorado um dos doces mais amados entre as pessoas. Pensando nisso, o Acorda Cidade conversou com a nutricionista Isabella Moreira, que desmistificou o doce e trouxe muita informação sobre o que o chocolate pode fazer pela sua saúde.  

Antes, é bom lembrar que a data foi criada para marcar a chegada do doce na Europa ainda no século XV. Segundo a história, o ‘Ouro Negro’ só se tornou popular após a Revolução Industrial. 

Ovos de chocolat
Foto: Izinaldo Barreto

Atualmente, o Brasil é o sétimo maior produtor do mundo, em destaque para os produtores da Bahia e do Pará. O consumo do produto segue aumentando segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Somente no primeiro semestre de 2023, houve um crescimento de 9,8% na produção, comparado ao ano anterior. 

Comer chocolate faz bem mesmo?

“Acredito que o maior benefício do consumo do chocolate para saúde é a melhora do humor, porque ninguém consegue comer chocolate e ficar triste. Ele tem uma explicação científica para ser tão prazeroso. Ele vai liberar a serotonina que é aquele hormônio do prazer, então vai ter esse benefício, melhora da saúde cardiovascular porque ele tem compostos antioxidantes, então tudo isso vai gerar uma melhora para saúde também do paciente”, disse Isabella Monteiro ao Acorda Cidade.  

nutricionista isabella foto ed santos acorda cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Que faz bem para o coração e humor é ótimo, mas agora vem aquela parte que quem consome chocolate fica com dificuldade de lidar, que são as quantidades ideias. Segundo a nutricionista, cerca de 30g são necessárias para um dia inteiro. Pense aí? Uma barra simples, que custa em torno de $ 4 reais, vem 45g, você consegue comer uma só?

“É um pedaço pequenininho que já é suficiente para gente conseguir ter os benefícios, os minerais, ter o benefício do chocolate e ainda liberar esse hormônio de serotonina para poder dar esse prazer para a pessoa”, afirmou Isabella.

Festival do chocolate - Fotos_ Matheus Landim_GOVBAApp
Foto: Matheus Landim/GovBA

Para quem não consegue se controlar e ultrapassa as barrinhas de 30g, pode sofrer com o ganho de peso, principalmente, se o produto não tiver a qualidade adequada. O recomendável é o chocolate amargo, 100% cacau. 

“Tem chocolate, por exemplo, ao leite, que ele tem uma quantidade maior de gordura e de açúcar. E o que vai acontecer? Se a gente consumir muito chocolate desse tipo, ele vai gerar um aumento de peso, e ter um aumento de calorias, então isso não vai ser benéfico para saúde. Pelo contrário, o que falei do benefício da saúde cardiovascular com chocolate amargo, se for um chocolate que tem muita gordura, vai gerar um malefício”, disse.

Diabéticos podem consumir chocolates?

De acordo com a nutricionista, sim! 

“Eles podem consumir chocolate porque ele vai vir com todos os benefícios do chocolate, porém a gente não vai utilizar aquele chocolate que tem mais açúcar e sim aqueles chocolates que são mais amargos que contém mais cacau. Uma boa opção, por exemplo, são 85%, para quem é diabético”, explicou.

Para incluir o docinho na dieta dos diabéticos de forma segura, Isabella responde que é só fazer o uso dosado das 30g usando um chocolate de qualidade que seja mais cacau e menos gordura e açúcares. 

“Quem é diabético não precisa se preocupar, pode comer seu chocolate, mas a gente consegue incluir o chocolate colocando justamente o que tem mais cacau. O chocolate que é mais amargo e também dosando na quantidade. Não adianta a gente colocar um chocolate bom para saúde se a gente for comer várias vezes por dia”, explicou.

Chocolate traz espinhas e acne?

Segundo Isabella, não! Você pode comer despreocupado, seguindo as orientações de dosar e usar um bom chocolate. 

“Não existem evidências científicas que comprovem que o chocolate tem relação direta com acne. Mas o que acontece? Existem algumas pessoas que têm mais sensibilidade ao chocolate e também consomem o que tem mais gordura e mais açúcar, um alimento mais inflamatório. Então isso pode gerar acne, pode gerar celulite, que as mulheres não gostam, pode gerar o ganho de peso, então são vários malefícios”. 

Até aqui, já ficou muito fácil de entender que comer chocolate não é um problema, o prejudicial à saúde é controlar a impulsividade de comer o necessário e reaprender a educar o paladar impulsionado por uma indústria que vende sempre alimentos mais doces e gordurosos. 

Para criar uma melhor relação com o chocolate amargo, a nutricionista relatou alguns benefícios que o docinho pode trazer ao dia a dia. 

“Ele tem uma ação antioxidante, ele vai ter os minerais, o zinco, o selênio que vão auxiliar também na questão da saúde cardiovascular, então vai ajudar essa questão de pressão e também ele vai ter esse benefício que é dar alegria. Ele traz a liberação da serotonina que vai ajudar nessa questão do humor”, ressaltou. Já os chocolates meio-amargo, que devem ter 50% de cacau em sua composição, Isabella recomenda por ser um produto melhor que o chocolate Ao leite, por exemplo. 

Chocolate branco é a mesma coisa?

Infelizmente, não! Para quem prefere o chocolate branco, fica uma frustração. Eles são feitos com a manteiga do cacau, leite e açúcar, portanto são mais gordurosos e prejudiciais para a saúde. 

Ovos de Chocolate
Foto: Faculdade Estácio

“Diferente do ao leite que tem muito mais açúcar e muito mais gordura, então ele não vai ser tão interessante e o chocolate branco ele não tem a massa do cacau. Então, esse chocolate mais Ao leite, com mais gordura e mais açúcar, ele vai se influenciar de forma negativa porque pode gerar o excesso de peso, pode gerar um aumento de doenças cardiovasculares, diabete”.

Como escolher um bom chocolate?

Lendo as instruções! Ao comprar seu chocolate em supermercados, bomboniere, seja onde for, olhe os ingredientes, verifique a porcentagem de cacau. Lembrando que, quanto maior for a quantidade de cacau, melhor para você.  

Foto: Divulgação

“Na lista de ingredientes vai ter lá em ordem decrescente. Tudo que tem naquele chocolate. Se você pegou um chocolate e tem lá o primeiro ingrediente açúcar. O que mais tem naquele chocolate é açúcar. Se você pegar um chocolate melhor, ele vai ter, por exemplo, a massa de cacau como primeiro ingrediente. Então assim que você pegar, vai direto na lista de ingredientes e o que tiver a porcentagem de cacau maior, ingredientes naturais e tem um processo de fabricação melhor, esse vai ser o mais indicado”, disse Isabella.

O que é importante já foi apontado, agora é necessário lembrar o que evitar como óleos vegetais hidrogenados e aditivos artificiais, que não são tão interessantes para a saúde. 

Os dois principais mitos esclarecidos pela nutricionista são: “não pode comer chocolate para emagrecer”, mito! “Chocolate dá acne”, mito também!

“No dia do chocolate vamos aproveitar para comer um chocolatezinho saudável e usar todas essas dicas que dei para vocês escolherem um bom chocolate, um chocolate de qualidade e ser feliz”, indicou a nutricionista! 

Agora, você já pode ir ao mercado mais próximo e escolher o melhor chocolate para aproveitar esse 7 de julho. Bom apetite! 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários