Maylla Nunes
Com o preço da carne vermelha em alta, algumas alternativas são necessárias quando o assunto é economizar e ao mesmo tempo manter um cardápio saboroso e equilibrado,e que contribui para uma alimentação rica em fibras e nutrientes. A nutricionista Monique Pita, em entrevista ao Acorda Cidade, deu dicas de substituições da carne vermelha.
“Como todos nós sabemos, a carne vermelha está em alta e as pessoas se perguntam: ‘O que substituir ou colocar no lugar dessa carne vermelha?’ Nós temos opções de origem vegetal e animal. De origem vegetal, podemos substituir pela lentilha, quinoa, a soja que é muito bem aceita, e também utilizar o grão-de-bico. De origem animal, temos o frango, o peixe, ovo. Basta usar a criatividade e diversificar as receitas”, disse.
O ovo, também considerado como um alimento completo, é uma excelente fonte de proteínas. Ele pode ser feito em receitas, como moqueca, omelete, crepioca, frigideira, entre outras. Ainda segundo Monique, a falta de proteínas na alimentação pode trazer riscos à saúde.
“O importante é que tenha proteína na alimentação. A falta da proteína provoca inchaço, unhas quebradiças, queda de cabelo e até mesmo, dificuldade na cicatrização. Para facilitar, temos a opção de procurar receitas na internet, existem muitas receitas bacanas para não ficar um cardápio repetitivo. Essa é a minha dica”, concluiu.
Leia também: Em menos de 15 dias, preço da carne tem novo aumento e assusta consumidores