Orisa Gomes
O prefeito Colbert Martins recebeu com tristeza a notícia sobre o caso de sarampo confirmado em Feira de Santana. Em entrevista ao Acorda Cidade, ele lamentou o episódio e aproveitou para reforçar a importância da vacina contra a doença. “Todo dia tem vacina contra o sarampo em todos os Postos de Saúde da Família. Se a pessoa quiser vacinar sua criancinha hoje, a vacina está pronta, não tem campanha não. A campanha é hoje, é amanhã, a campanha é todo dia”, frisou.
O prefeito ressaltou que a Secretaria de Saúde fez uma tentativa de intensificação vacinal, mas muitas pessoas não compareceram. “Infelizmente, muitas famílias estão negando aos seus filhos o direito de não ter sarampo. É importante que quem é mãe, quem é pai, quem é avó, tio, quem é parente, leve suas criancinhas. O Sarampo agora não é o que era lá atrás, um doença benigna. Hoje, ele pode provocar sérios problemas na área da visão e na área neurológica”, alertou o prefeito que também é médico.
Segundo Colbert, há muito tempo as famílias colocavam os filhos, primos, todos juntos quando um tinha sarampo, porque essa doença era benigna e conferia a imunidade. “Então quando todo mundo tinha sarampo, ele provocava a imunidade e dalí por diante não tinha mais. Agora não, essa cepa de vírus é outra. É uma cepa de vírus mais feroz, mais resistente e muitas mães deixaram de levar seus filhos para vacinar”, lamentou.
Determinação
Com o caso de sarampo confirmado na cidade, o prefeito disse que determinou a Secretaria de Saúde do município que fizesse o bloqueio das pessoas que tiveram contato com a infectada.
Leia também:
Feira de Santana confirma primeiro caso de sarampo após 21 anos