Acorda Cidade
O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) está com agendamento aberto para a realização de procedimentos de biópsias de pele (partes moles) e consulta dermatológica.
A meta da unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) é dobrar o número de atendimentos se comparado ao ano passado (57 consultas e 14 biópsias). O serviço foi implantado no primeiro semestre de 2018 e a procura ainda é baixa.
A comunidade deve procurar o serviço no próprio CMPC de segunda a sexta, das 8h às 17h, e realizar a marcação de forma rápida, sem a necessidade de retirada de fichas. Outra opção é através dos postos de saúde de bairro.
“Queremos dobrar a capacidade de atendimento porque temos como ofertar o serviço, sem contar que ampliaremos a conscientização das pessoas para prevenção de doenças de pele”, explica a gestora do CMPC, Kênia Lasse.
Já a consulta com a dermatologista ocorre quinzenalmente nas segundas-feiras; neste caso, os pacientes após passarem por triagem e realização de biópsia com a confirmação de alguma alteração no resultado do exame, a exemplo de câncer, são atendidos pelo especialista no CMPC.
A biópsia é um procedimento extremamente comum na prática médica que ainda é pouco entendido pela maioria da população. Por conta disso, uma grande parcela dos pacientes nutre certo temor a respeito do exame, imaginando que ele seja dolorido, traga riscos à saúde ou que sua solicitação esteja sempre associada à suspeita de alguma doença grave.
Câncer de pele
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos.
O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele
Referência
O CMPC possui papel de destaque na área da saúde pública do município com a oferta gratuita de exames, totalizando média de 3 mil atendimentos/mês.
Entre os procedimentos mais requisitados, figuram ultrassonografias (abdômen total, obstétrica, da próstata, mama, tireóide, aparelho urinário, transvaginal), exame citopatológico cervico-vaginal, coleta de material, colposcopia e biópsias.
Ainda, consultas com anatopatologista, dermatologista, ginecologista, mastologista, oncologista e urologista compõe o quadro de serviços da unidade municipal de exames preventivos.