Feira de Santana

Clínica oftalmológica promove 10ª edição do mutirão de atendimento ao paciente diabético; agendamentos são feitos por telefone

O evento é promovido em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro.

Mutirão de Atendimento
Foto: Divulgação

Será realizado no dia 18 de novembro, a 10ª edição do mutirão de atendimento ao paciente diabético. A ação é promovida pelo Hospital de Olhos de Feira de Santana, Clihon, localizado na Rua Barão do Rio Branco.

Com atendimento gratuito, o mutirão terá início a partir das 7h da manhã até às 11h, mas é necessário que o paciente realize o agendamento pelo telefone (75) 2102-2000.

Mutirão de Atendimento
Foto: Divulgação

Mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo tem diabetes, porém muitos não sabem que são portadores.

Somente no Brasil, mais de 12 milhões de pessoas tem diabetes, e além de não saberem da doença, muitas não recebem os cuidados necessários.

Esta campanha é coordenada pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad), International Diabetes Federation (IDF), Organização Mundial da Saúde (OMS), além da Organização das Nações Unidas (ONU).

O mutirão em Feira de Santana busca atender pessoas que possuem diabetes ou apresentam algum fator de risco para a doença, como obesidade, pressão alta ou familiares que possuem a doença.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News, o médico oftalmologista e coordenador do mutirão, Hermelindo de Oliveira Neto, destacou o objetivo da campanha.

Médico Oftalmologista
Hermelindo de Oliveira Neto | Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

“Esta é uma ação que nós realizamos há nove anos, ela tem como objetivo alertar a população baiana, a população brasileira, sobre esta doença. Sabemos que os serviços de Saúde investem 25% de todo seu dinheiro para tratar o diabético, mas o grande problema é que muitos desses pacientes não são assistidos. É uma doença multidisciplinar que envolve vários profissionais, nós fazemos esta ação em que o paciente é atendido de forma gratuita para a realização de exame do seu fundo de olho, a realização da sua glicemia, realização da pressão do olho e toda uma avaliação oftalmológica e cirúrgica que se faz necessário naquele paciente. Vai ser dado todo o encaminhamento, inclusive com cirurgias de retina, que são cirurgias caras mas que o paciente pode ter acesso a esta cirurgia pelo Sistema Único de Saúde, então é uma ação que nós fazemos juntamente com a Unex e nós realizamos um atendimento multidisciplinar com profissionais de medicina, biomedicina, odontologia, enfermagem, psicologia, profissionais de Direito para saber quais são os direitos que o paciente diabético tem com relação às leis que o defendem ou protegem, então é um dia em que o paciente vai ter acesso a toda esta gama de profissionais para conduzi-lo da melhor forma possível para o tratamento”, pontuou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários