Os pacientes que necessitam de cirurgia neurológica não vão mais ficar na fila de regulação em Salvador. O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA, que antes fazia apenas procedimentos comuns, como cirurgia de válvula, já está realizando neurocirurgias mais complexas, a exemplo de lesões de coluna e tumor.
Segundo a diretora do hospital, Edilma Reis, a realização de neurocirurgias foi possibilitado a partir da compra do microscópio neurológico e do Arco C, aparelhos imprescindíveis para cirurgias complexas. “Estamos ampliando o leque de cirurgias delicadas”, afirmou, lembrando que são feitos no máximo dois procedimentos por semana.
Inicialmente, o atendimento é para atender a demanda do próprio hospital, que conta com uma equipe de seis neurocirurgiões. Tanto que está sendo feito um mutirão para atender a demanda da própria unidade. “São cirurgias que dependem de uma programação específica, pois é necessário reservar leito de UTI”, explicou Edilma.
A diretora do Clériston Andrade citou a cirurgia destinada a portadores de paraplegia e tetraplegia, que garante mais qualidade de vida. Trata-se do procedimento ao qual foi submetido a personagem Luciana (Aline Morais) na novela Viver a Vida, da Rede Globo. Além disso, será dado tratamento mais completo aos pacientes com trauma proveniente de acidentes.
Madalena de Jesus