Laiane Cruz e Ney Silva
Acompanhado do secretário estadual e líder do governo, José Neto, do Arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian, e diretores do Instituto de Medicina Integral professor Fernando Figueira (Imip), o secretário da Saúde, Jorge Solla, inaugurou na manhã desta terça-feira (19) o Centro de Oncologia Pediátrica.
O serviço funciona no 5º andar do Hospital Estadual da Criança (HEC) e conta com 13 leitos para internação e 15 no setor de ambulatório para atendimento em quimioterapia. Três crianças já estão sendo atendidas no local. Duas delas passam por investigação laboratorial, e outra, que tem 13 anos de idade, está recebendo o tratamento para a cura do câncer. Ela também tem acesso a uma sala separada com TV e conta com o acompanhamento de três médicos.
Os pacientes são atendidos nas áreas de consultas, quimioterapia ambulatorial, internamentos, hemoterapia e investigação da doença. O setor também é equipado com jogos, televisão, livros e música para os pacientes de 0 a 15 anos.
A oncopediatra Núbia Mendonça, sócio- fundadora do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC), e que foi responsável pela capacitação dos médicos, informou que a instalação do centro oncológico é um ganho extraordinário para a criança e o adolescente que mora em Feira de Santana ou em cidades da macrorregião, que agora poderão ter um atendimento mais próximo.
Ela acredita que no futuro o número de leitos, que hoje são 28, poderá ser ampliado dependendo da necessidade do serviço. Sobre a equipe médica, Núbia Mendonça informou que já trabalham com ela há muitos anos. “É uma equipe altamente treinada, acostumada a lidar com esse tipo de paciente, que é de alto risco. A equipe é jovem e entusiasta. É sangue novo”, afirmou.
O superintendente geral do Imip, Gilliatt Hanois Falbo Neto, informou que este centro de oncologia tem todas as condições de atender aos tratamentos de câncer das crianças. “Vamos ter aqui uma equipe multiprofissional com ambulatório, enfermarias, quimioterapia, e todo o tratamento necessário para a criança com câncer”, pontuou.
Ele acredita que o atendimento oncológico dado aqui será o mesmo oferecido em qualquer grande cidade do Brasil. Gilliatt Falbo destacou, ainda, que haverá um apoio social através do GACC, além do engajamento da comunidade, especialmente no atendimento às crianças que vêm de cidades mais distantes. Com relação ao número de leitos, o superintendente disse que os 28 que estão sendo disponibilizados são suficientes para atender à demanda, mas se for necessário poderá haver uma ampliação.
O Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian, que participou da solenidade de inauguração, mostrava-se satisfeito com o centro oncológico e agradeceu a todas as pessoas que se empenharam para o funcionamento da unidade. “Eu quero agradecer à Rádio Sociedade de Feira de Santana que assumiu essa causa, e quando nós temos os meios de comunicação apoiando causas como essa o resultado é sempre positivo”, afirmou.
O deputado Zé Neto acrescentou que o centro oncológico vai dar atendimento integral à criança e que é composto por oito médicos e outros profissionais de saúde. Ele informou também que o serviço de radioterapia será feito pela Santa Casa de Misericórdia, que deverá ganhar um acelerador linear para crianças. Segundo o deputado, a licitação já está definida e será um novo núcleo de radioterapia.
Em discurso, o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, agradeceu o empenho do Imip e dos profissionais de saúde para inaugurar esse centro oncológico. Ele agradeceu especialmente a oncopediatra Núbia Mendonça, responsável pela capacitação dos médicos. Ele anunciou como novidade que em dezembro vai voltar a Feira de Santana e dará um presente de Natal quando anunciar a implantação de um centro de cardiologia infantil, que vai funcionar no próprio Hospital da Criança.