Acorda Cidade
Um novo ânimo tomou conta da vida do vaqueiro Edvaldo de Jesus, 83 anos, que há seis luta contra o câncer de próstata. “Fui orientado diversas vezes pelo médico a começar o tratamento, mas só agora, com o apoio de minha família, comecei a buscar atendimento”, disse.
O vaqueiro foi um dos primeiros homens que receberam atendimento com urologista na manhã de terça-feira, dia 21, quando foi implantado, pela Prefeitura Municipal, o primeiro Centro de Saúde Especializado em Saúde do Homem, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer – Romilda Maltêz (CMPC). O órgão é mantido pela Fundação Hospitalar, e atende através de agendamento na Central Municipal de Regulação.
O feirense Artur Alves Pereira, 64 anos, disse que participa de todas as campanhas de Prevenção ao Câncer de Próstata no CMPC. “Já perdi alguns amigos com essa doença, e por isso me cuido. Principalmente agora, com essa oportunidade de ser atendido num local específico o ano inteiro. Isso é muito importante”, ressaltou Artur.
Atendimento em oito especialidades
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, o CMPC realiza atualmente 4.500 consultas por mês. E a expectativa é que essa demanda aumente bastante com a implantação do Centro Especializado em Saúde do Homem, que já oferece oito especialidades, como urologia, oncologia, gastroenterologia, nutrição e psicologia.
“O benefício que os homens vão ter através do programa, com o diagnóstico precoce do câncer, será de médio e longo alcance, com atendimento especializado de média complexidade e resultados de exames com mais brevidade”, diz Gilberte.
Segundo ela, os homens vão ter acesso a exames como eletrocardiograma (ECG), ultrassom e biópsia de próstata e tireóide.
Endereço: R. Barão do Rio Branco, 621 – Centro, Feira de Santana – BA, 44001-632
Telefone: (75) 3602-7338