Saúde

Centro de Prevenção ao Câncer contabilizou 56 casos de câncer até outubro deste ano

Dia nacional de combate a doença será comemorado nesta quarta-feira, 27

Acorda Cidade

De janeiro a outubro, o Centro Municipal de Prevenção do Câncer Romilda Maltez (CMPC) contabilizou 56 casos de câncer – mama (30), próstata (16) e colo de útero (10). Estes foram os de maior incidência. Todos os pacientes foram submetidos ao tratamento.
 
Nesta quarta-feira, 27, quando é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, profissionais da saúde alertam sobre a importância da doença ser descoberta em sua fase inicial.
 
“O diagnóstico precoce é importante para que o tratamento comece o quanto antes. Assim há mais chances de curas e é possível evitar maiores complicações”, afirma a coordenadora do CMPC, Kênia Lasse.
 
Foram confirmadas, ainda, 48 lesões de alto grau no colo uterino e 84 de baixo grau. Todos os pacientes com câncer diagnosticado no CMPC foram encaminhados para o UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), onde foram submetidos ao tratamento.
 
Outros passaram por cirurgias no Hospital D. Pedro de Alcântara e no Hospital Clériston Andrade. Kênia Lasse observa que mulheres mais jovens estão sendo acometidas pela doença. “Temos casos de pacientes na faixa etária dos 20 anos que foram diagnosticadas com câncer no colo uterino”, destaca.
 
No CMPC homens e mulheres têm acesso aos serviços de saúde gratuitamente. Além de consultas com urologista, mastologista e oncologista, no equipamento são realizadas biopsias do colo uterino, da tireóide e da próstata, ultrassonografias, preventivos e punções da tireóide e da mama.
 
Há também acompanhamentos com assistentes sociais e enfermeiros. “A realização de exames preventivos e aqueles conhecidos como de rotina é uma das formas de evitar a doença”, afirma a coordenadora. O CMPC está localizado na rua Barão do Rio Branco, 621. As informações são do Secom.
 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários