Cerca de mil exames já foram agendados para atendimentos a partir da próxima semana durante o mutirão realizado na Central de Regulação do Município. A ação foi determinada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na quinta-feira (11) visando a marcação de todos os exames em até 72 horas. Desde então, as atividades começaram de imediato, às 18 horas do mesmo dia.
Foto: Secom
Todos os profissionais da Central de Regulação, em torno de 50, permanecem trabalhando nesta sexta-feira (12), no sábado (13) e no domingo (14) em regime de plantão para dar andamento e finalizar todas as quatro mil guias identificadas pelo secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, durante inspeção em diversas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).
De acordo com o secretário, a inspeção nas unidades dos PSF vai continuar nos próximos dias, visando garantir qualidade de atendimento aos pacientes. O trabalho está sendo desenvolvido tanto na zona urbana quanto rural. A equipe da Central de Regulação está fazendo uma triagem das guias por procedimento e especialidade, conforme a coordenadora da Central, Márcia Cristina Souza. “O prefeito nos convidou a recolhermos todas as guias que estavam dentro da Secretaria e começamos a separar todas elas. Já começamos a marcar todas as guias dentro do prazo estipulado por ele”, disse.
Segundo ela, todos os funcionários estão capacitados e têm travado esforços para marcar os exames. “Garanto que esse prazo vai ser suficiente para a gente. Tem guia marcada para o próximo dia 16. As guias ficaram retidas dentro dos postos e quando o prefeito foi às unidades percebeu esse acúmulo”, ressalta a coordenadora. As guias agendadas serão entregues nas residências pelos agentes de saúde a partir de segunda-feira (15).
Hoje a Central de Regulação atende especialidades e procedimentos, e dispõe de uma equipe nos turnos matutino e vespertino para desenvolverem estes serviços. Depois que as cotas são feitas, é realizada a marcação. As guias saem da Secretaria de Saúde e são entregues aos gerentes dos Postos de Saúde.
“Nós utilizamos o Sistema Digital de Saúde para marcar todos os procedimentos, como o dia, horário e local. Independente desse mutirão iremos continuar com nossos procedimentos que são solicitados”, assegura Márcia Cristina. As informações são da Secom.