Covid-19

Centenas de profissionais de saúde comparecem ao Dom Pedro para primeira dose contra a Covid-19

No Dom Pedro, desde as primeiras horas da manhã a fila estava quilométrica. Expectativa é que 800 profissionais sejam vacinados hoje.

Laiane Cruz

Centenas de trabalhadores da área de saúde compareceram, na manhã desta sexta-feira (30), ao estacionamento do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), onde foi montado um posto fixo pela Secretaria de Saúde para vacinar esses profissionais com a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação está prevista para acontecer até as 12h. Para ser vacinado é necessário comprovar o vínculo de trabalho em uma instituição de saúde, apresentando algum documento. Os autônomos devem levar uma autodeclaração que comprovem sua atuação na área.

Outros documentos como identidade original com foto, CPF e comprovante de residência também serão exigidos. São considerados trabalhadores da saúde aquelas pessoas que atuam em clínicas, consultórios e entre outros locais que oferecem serviços de saúde.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

No Dom Pedro, desde as primeiras horas da manhã a fila estava quilométrica. O auxiliar administrativo de uma clínica Josemir Cerqueira dos Santos informou ao Acorda Cidade que chegou ao local por volta de 7h40 e já encontrou muitas pessoas aguardando.

O professor de educação física Jaderson Barbosa também chegou por volta de 7h40 e disse que era necessário que os profissionais passassem por uma triagem logo na fila, pois alguns estavam lá para receber a segunda dose.

“A fila talvez seja por isso, porque o momento da vacina é rápido, mas antes eles têm que verificar documentos e isso atrasa um pouco”, disse.

A cuidadora de idosos Ludmilla Santos Soares afirmou que chegou cedo e demorou um pouco para começar a vacinação. Já Suelen Cardoso, que é psicóloga, prevendo o tamanho da fila e o tempo de espera, levou um livro para aliviar a ansiedade.

“Eu já sabia, porque as pessoas têm comentado que as filas estão bem extensas. Cheguei aqui há mais de uma hora. Acho que tem na base de 250 a 300 pessoas aqui. Estou tentando pela segunda vez tomar a primeira dose. Eu não sei se a quantidade de vacinas vai dar pra atender a demanda, então quem não tomou ainda tem que correr contra o tempo pra tomar”, afirmou.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

De acordo com a enfermeira Graça Passos, responsável pelo posto de vacinação no HDPA, informou que ontem (29) uma média de 600 pessoas foram vacinadas no local, e hoje a expectativa é que mais 800 profissionais de saúde sejam vacinados com a primeira dose.

“O nosso objetivo é vacinar de fato o maior número possível de profissionais de saúde com a primeira dose. Estamos com uma equipe vasta de profissionais enfermeiros, técnicos, pessoal da digitação para alimentar o sistema”, explicou.

Ainda segundo ela, não existe o risco de falta vacinas, pois elas são repostas à medida que a equipe sinaliza à Secretaria de Saúde. Ressaltou ainda que a vacinação está ocorrendo apenas para primeira dose, por isso cada profissional passa por uma triagem e sendo autorizado ele é vacinado.

“Nosso desgaste é grande, físico e emocional. Estamos trabalhando de domingo a domingo, sem horário de almoço, sem feriado, mas com o maior prazer de servir”, declarou a enfermeira.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Quem são os trabalhadores que podem tomar a vacinar

Trabalhadores da Assistência: Agentes Comunitários de Saúde; assistentes sociais; enfermeiros; farmacêuticos; fisioterapeutas; fonoaudiólogos; médicos; nutricionistas; odontólogos; psicólogos; técnicos e auxiliares de enfermagem e de saúde bucal e terapeutas ocupacionais.

Trabalhadores da Vigilância em Saúde: profissionais da vigilância sanitária, epidemiológica, saúde ambiental, saúde do trabalhador e dos laboratórios.

Trabalhadores da Gestão: secretários de saúde, diretores, coordenadores, gerentes, administradores, demais gestores.

Trabalhadores do apoio: auxiliares administrativos; almoxarifes; trabalhadores da copa e fornecimento de alimentação.

Trabalhadores da Conservação: trabalhadores da conservação predial e trabalhadores da limpeza.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários