Em homenagem ao Dia das Mães, o Centro de Medicina Reprodutiva – Cenafert (unidade Feira de Santana) vai promover, no próximo dia 10 de maio, atendimento gratuito aos casais que desejam ter filhos e não conseguem. A iniciativa tem o objetivo de orientar casais inférteis de baixa renda, que não têm acesso aos tratamentos na área de reprodução assistida.
Nem todos os casais que enfrentam problemas de fertilidade necessitam recorrer a uma técnica de reprodução assistida para ter um filho. Há muitos problemas que podem ser solucionados com medidas simples. Estima-se que apenas um terço dos casais necessita técnicas mais complexas para realizar o sonho de ter um bebê. Serão atendidos 40 casais mediante agendamento prévio que deverá ser feito pelo telefone (75) 3623-1616.
O atendimento será realizado na clínica especializada em reprodução assistida, que fica na Rua Osvaldo Cruz, 275, Kalilândia, no centro feirense. É recomendado que as pacientes levem os exames mais atuais que tiverem sido feitos e compareçam acompanhadas de seus parceiros.
Cerca de 15 % da população brasileira em idade fértil é afetada pela infertilidade conjugal, caracterizada pela ausência de gravidez em um casal com vida sexual ativa e que não usa medidas anticonceptivas por um período de um ou mais anos. Se até pouco tempo a infertilidade conjugal era considerada um problema exclusivamente feminino, hoje se sabe que cerca de 40% dos casos de infertilidade de um casal são atribuídos à mulher, 40 % aos homens e em 20% dos casos o problema está presente em ambos os parceiros.
Com sede em Salvador, o Cenafert tem como missão garantir atenção integral para o casal que sonha em ter um filho. Além de contar com equipe multidisciplinar com larga experiência em Reprodução Humana, a clínica investe no atendimento humanizado e é dotada do que existe de mais moderno em tecnologia médica para a área de Reprodução Assistida, já tendo sido responsável ao longo de uma década pela gestação de mais de 1000 “bebês de proveta”. As informações são da assessoria.