Com base em dados do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Urologia informou que o câncer de próstata matou 17 mil homens no Brasil em 2023, uma média de 47 por dia.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, sempre é celebrado no dia 17 de novembro, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003 na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Neste ano, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), em Feira de Santana, registrou um aumento nos diagnósticos de câncer de próstata, com 152 pacientes identificados até outubro. O maior número de casos foi registrado em abril, quando 21 homens foram diagnosticados com a doença.
Pensando nesses dados, o Acorda Cidade conversou com o médico urologista Dr. João Batista de Cerqueira, escritor e professor há 41 anos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que atualmente administra a Clínica Iune.
Ele explicou qual a função da próstata, quais doenças acometem a glândula e destacou a importância da consulta médica regular para o diagnóstico precoce.
“A função da próstata é a produção do líquido que forma o sêmen, onde estão os espermatozoides. É uma glândula vital para a reprodução humana. Três doenças acometem a próstata, uma de natureza inflamatória, que são as prostatites, onde geralmente tem um agente bacteriano provocando a doença. Ela é mais frequente em jovens e os pacientes vão ser tratados com antibioticoterapia. As outras duas doenças são de crescimento da próstata, onde vamos ter o crescimento benigno e o câncer prostático”, explicou.
De acordo com o médico, a próstata começa a aumentar a partir dos 33 anos e na medida que cresce, ela pode fazer uma compressão na uretra e pode dificultar a saída da urina, então os homens começam a ter um jato urinário fraco. Ele afirma que esse crescimento pode ser maligno ou benigno.
“O homem deve fazer sua avaliação urológica para fazer o diagnóstico. A consulta médica é insubstituível. A consulta se baseia em ouvir o paciente, a partir daí vem o exame físico onde vamos fazer a avaliação. Somente depois da consulta que o médico define os exames a serem feitos”, afirmou.
O médico João Batista ainda falou sobre os fatores de risco para o câncer de próstata. Segundo ele, se tiver um caso de câncer na família e os homens afrodescendentes devem redobrar a atenção, pois têm mais chances de desenvolver o câncer de próstata.
Ele ainda frisou que quanto mais idoso, mais chance de câncer e, afirmou que, a recomendação é que a partir dos 45 anos, os homens façam a avaliação da próstata, independente de sinais ou sintomas.
Além da consulta médica regular, o especialista também destaca como fator de prevenção, um estilo de vida saudável e destaca o papel das mulheres no auxílio à saúde masculina.
“As mulheres aderem as campanhas, elas observam e muitas vezes elas que levam o homem para o consultório. Então elas exercem um papel importante. Falando de prevenção, destaco ainda o consumo de frutas e verduras, especialmente as que são ricas em betacaroteno, que é um pigmento de cor avermelhada, a exemplo da melancia, goiaba e tomate. Quanto mais fruta vermelha, menos chance de desenvolver câncer. Também é importante reduzir o consumo de carnes vermelhas”, destacou o médico.
Confira a entrevista na íntegra:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram