Campanha ensina a prevenir o câncer de pele

Em Feira de Santana a campanha está acontecendo desde as 8 horas da manhã de hoje e se estenderá até as 16 horas, na Secretaria Municipal de Saúde.

Feira de Santana está integrada à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Neste sábado (5), durante todo o dia, atividades e atendimento para diagnóstico da doença estão sendo feitos na Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e visa ampliar as chances de cura da doença a partir do diagnóstico precoce e divulgar ações de prevenção.

“É uma avaliação preliminar, seguida de encaminhamento para o devido tratamento”, explicou o dermatologista Leonardo César. Ele destacou que muitas pessoas não têm acesso ao dermatologista e a campanha facilita esse processo. “Não e consulta, é avaliação”, ressaltou. O atendimento, que começou às 8 horas e se estenderá até às 16 horas,  é na própria Secretaria de Saúde, na avenida João Durval.

Dentre as ações da campanha está a distribuição de folhetos educativos com informações sobre o câncer de pele, causas, sintomas, sinais precoces, as chances que cada pessoa tem de desenvolver a doença, como prevenir e as regras do sol, especialmente para crianças. O folheto também traz dicas para proteção eficiente da pele.

Madalena de Jesus com informações do repórter Paulo José

Ouça a entrevista com o dermatologista Leonardo César no PodCast

 

Dicas para proteger a pele

Escolha filtro solar com proteção contra os reios UVA e UVB, e fator de proteção solar (FPS) mínimo 15.

O filtro solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol para que possa penetrar e proteger a pele.

Use boné (ou chapéu) e camisa sempre que estiver em situação de exposição ao sol.

O couro cabeludo, os lábios, as orelhas, as mãos e os pés também precisam de proteção.

A qualquer hora do dia é preciso proteger a pele exposta ao sol. Até mesmo os raios da manhã ou final da tarde podem causar câncer da pele, além de acelerar o envelhecimento.

Reaplique o filtro solar a cada duas horas. Se houver transpiração excessiva ou imersão prolongada na água, diminua esse intervalo, antecipando a reaplicação.

Os raios ultravioletas refletem-se em qualquer superfície, como areia, água e concreto. Por isso as recomendações devem ser seguidas em dias nublados. Para a síntese de vitamina D no organismo, bastam 10 minutos de sol por semana – mas sempre usando filtro solar.
 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários