Acorda Cidade
A campanha de vacinação contra o sarampo terá início no dia 4 de abril. A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue orientação do Ministério da Saúde com o objetivo de interromper a circulação do vírus e proteger os grupos mais vulneráveis.
A meta é imunizar 95% do público-alvo formado por crianças entre seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Além disso, trabalhadores da saúde serão convocados para atualizar a situação vacinal, sem meta de cobertura, mas com o objetivo de proteger esse público.
“Com a pandemia da Covid-19 as pessoas deixaram de tomar outras vacinas importantes e, por isso, estamos dando uma ênfase maior nessa campanha para que a cobertura vacinal seja ampliada”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia.
Para receber a dose da vacina é necessário apresentar documento de identidade, caderneta de vacinação e o cartão SUS. Todas as unidades básicas de saúde serão abastecidas com doses da vacina.
O município de Feira de Santana não registrou casos positivos para a doença nos últimos anos. Apenas um caso foi confirmado na cidade, no ano de 2019, após um período de 21 anos sem registros de casos positivos para a doença.
SARAMPO – Doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.
As informações são da Secom de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia