Acorda Cidade
A Campanha de Multivacinação foi iniciada na última sexta-feira (1º), e segue até o dia 21 em Feira de Santana, com aplicação das vacinas contra hepatite, sarampo, coqueluche, meningite, febre amarela, difteria e tétano para menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). A imunização pode ser feita nas unidades municipais de saúde de segunda a sexta-feira.
Para ser vacinado é necessário apresentar o documento de identidade, cartão do SUS e a caderneta de vacinação – a ausência desses documentos não impede a vacinação. Vale destacar que as crianças e adolescentes devem estar acompanhadas de um adulto responsável.
Manter a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes em dia é uma responsabilidade dos pais ou responsáveis. Como estratégia para promover o acesso à vacinação daqueles que não puderem levar os menores durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o dia D de mobilização no próximo dia 16. Serão 103 unidades de saúde funcionando no sábado, das 8h às 17h, tanto na zona urbana quanto rural.
Essa ação visa oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis.
“Isso contribui para o controle, eliminação e erradicação dessas doenças”, destaca a diretora do Departamento de Gestão da Rede Própria, Joana Queiroz.
O Ministério da Saúde (MS) destaca a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes, adotando-se todas as medidas de proteção amplamente divulgadas contra a Covid-19, para diminuir o risco de contágio da doença tanto entre os trabalhadores da saúde e a população.
As informações são da Secom de Feira de Santana.