Feira de Santana

Banco de Olhos da Bahia capacita profissionais para a captação de córnea

O objetivo do evento é ampliar a formação dos profissionais que atuam na captação de tecido ocular humano.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mais de 1.200 baianos aguardam por um transplante de córnea para voltar a enxergar. O dado é do Banco de Olhos da Bahia que nesta terça-feira (11) promove o XXIV Curso para Formação de Captador de Tecido Ocular Humano. Nesta edição, o evento acontece em Feira de Santana, com o apoio da Santa Casa – será realizado durante todo o dia, no auditório da Unex, antiga FTC (rua Artêmia Pires Freitas, Sim).

A programação acontecerá das 7h30 às 17h30, com intervalo para o almoço. O objetivo do evento é ampliar a formação dos profissionais que atuam na captação de tecido ocular humano. O Banco de Olhos da Bahia realiza ao longo do ano uma série de atividades de conscientização a respeito da doação de córnea com o propósito de zerar a fila de espera do transplante.

Cerca de 40 profissionais de saúde de diversas cidades, entre as quais, Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Conceição de Jacuípe, vão participar do curso.

Com parte teórica e prática, o evento aborda vários aspectos em torno da doação de córnea. Logo na abertura, às 7h40min., a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Regina Helena Vasconcelos, vai falar sobre a estrutura na Organização de Procura de Córneas – OPC” no organograma da Bahia – aspectos éticos e
legais da doação.

Outros assuntos em destaque são: a anatomia ocular para o captador; técnica de enucleação; doação de córnea: seleção de doadores; patologias da córnea; e estudo de caso. A responsável técnica do Banco de Olhos da Bahia, oftalmologista Leila Maria Bulhões Argôlo, também participará do evento.

Sobre a doação
O transplante de córnea é um procedimento cirúrgico que substitui total ou parcialmente a porção da córnea doente por uma córnea saudável. Qualquer pessoa entre 2 e 70 anos de idade pode ser doador de córnea e apenas a família do doador pode autorizar a doação que precisa ser feita em até 6 horas após a parada do coração ou até 12 horas se o corpo do doador for mantido refrigerado.

Em Feira de Santana, o Hospital Dom Pedro de Alcântara, mantido pela Santa Casa, é uma das unidades captadoras de córnea.

SERVIÇO:

XXIV Curso para Formação de Captador de Tecido Ocular Humano

11 de abril (Terça-feira), das 7h30. às 17h30.

Local: Unex (rua Artêmia Pires Freitas, Sim)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários