Saúde do Intestino

Até 2025, estima-se 45 mil casos de câncer no intestino por ano 

Também chamado de câncer colorretal, a doença é uma das que mais atinge homens e mulheres no mundo.

intestino
Foto: ksandrphoto/Freepik

O câncer de intestino tem chamado atenção da sociedade após o caso da cantora Preta Gil repercutir. Ela foi diagnosticada com a doença no dia 10 de janeiro, passou por diversos exames como a radioterapia e nos últimos dias, teve alta após realizar uma cirurgia para retirar o tumor cancerígeno no dia 16 de agosto. 

Também chamado de câncer colorretal, a doença é uma das que mais atinge homens e mulheres no mundo. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca) até 2025, estima-se mais de 45 mil casos da doença por ano. 

Foto: Rede Social

“O câncer colorretal retal ganhou grande visibilidade após pessoas famosas como Simony, Preta Gil, Pelé, Pantera Negra, Roberto Dinamite tiveram o câncer. Alguns faleceram, outros conseguiram sobreviver, sendo operados”, contou o médico Eugênio Ramalho em entrevista ao Acorda Cidade. 

Eugênio, que é membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, explicou que o câncer de colo retal é uma doença genética, que hoje já é a segunda mais frequente do Brasil. Ele acomete o intestino grosso, mais comum do lado esquerdo, o reto e o ânus; e se desenvolve a partir de um pólipo, que se não for descoberto precocemente, pode se transformar em um câncer. 

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“90% dos cânceres de intestino são origem genética, se você já teve um pai, um parente, irmão, deve procurar o serviço de saúde para encaminhar para a colonoscopia, a partir dos 40 anos, os outros, a partir dos 45 anos. Ele é eminentemente genético e esse pólipo é assintomático, por isso a importância de fazer o exame preventivo”, informou. 

Apesar de ser um dos que mais atinge as pessoas, o câncer de intestino tem muita chance de ser tratado, se for descoberto precocemente.

“A partir desse pólipo demora 10 anos para ele virar um adenocarcinoma, ele vai crescendo, as células vão se multiplicando e evolui para o câncer. Então a importância da colonoscopia que salva vidas, porque ela pode retirar esse pólipo e evitar que a pessoa desenvolva esse câncer”, explicou o médico ao Acorda Cidade. 

Foto: Jcomp/Freepik

Segundo o doutor, o principal sintoma do câncer de intestino é o sangramento. Se o paciente vem defecando normal, todos os dias e de repente começa a ter alterações na forma e no calibre das fezes, como uma diarreia, muco ou presença de sangue de forma contínua, esse é o principal sinal de alerta.  

“Sangrou nas fezes, no papel, no vaso sanitário, tem que procurar um médico. Pode ser uma simples hemorroida, uma fissura no ânus, mas também pode ser um pólipo ou um câncer”, alertou. 

A colonoscopia é o exame que investiga esses sangramentos. Além de diagnosticar e prevenir, o processo pode retirar pequenas lesões e até mesmo tumores iniciais. Ele é recomendado para que as pessoas realizem a partir dos 40 anos. 

Foto: Freepik

De acordo com Eugênio, alimentos ultraprocessados, frituras, gordura, somados a práticas não saudáveis, como sedentarismo, o alcoolismo e o tabagismo, podem ser as principais causas para o aparecimento da doença. 

“O risco é maior para pacientes que têm obesidade, diabete, fumantes ou que consomem alimentos processados, hambúrguer, batata frita são alimentos que ajudam a desenvolver câncer. As pessoas devem evitar biscoitos, gordura saturada, frituras e ingerir frutas, verduras e cereais” explicou.

Foto: Jcomp/Freepik

O tratamento é a prevenção

O médico coloproctologista pontua que a colonoscopia é a melhor forma de prevenir avanços da doença. Por isso, se dá a importância de homens e mulheres, a partir dos 40 anos, com ou sem sintomas, passarem pelo exame  ou por um exame de rastreamento de sangue nas fezes. 

“Se você dá o diagnóstico inicial, a gente pode tratar na própria colonoscopia terapêutica, que a gente faz o exame e retira o tumor precoce e a cirurgia fica para os casos mais avançados, que já invadiu a parede do intestino. Se o tumor estiver restrito ao intestino, a cirurgia será curativa, assim como a colonoscopia pode ser também”, disse em entrevista ao Acorda Cidade. 

A cantora Preta Gil possui apenas 49 anos, considerada uma pessoa jovem para os médicos, mas que passou por complicações por conta da doença. Eugênio explica que quando o câncer atinge pessoas abaixo dos 40, 50 anos, geralmente ele é muito agressivo ou já se desenvolve com metástase, quando migram para outros órgãos. 

“No caso de Preta Gil o tumor no reto invadiu os ovários, o útero e foi necessário retirar e fazer uma cirurgia ampliada, esvaziamentos dos gânglios e tal, no caso dela, como já deu diagnóstico avançado, começa com a quimioterapia, a radioterapia para diminuir o tumor, para tentar fazer uma cirurgia curativa, foi o que aconteceu com ela, vamos torcer para que ela fique bem”, finalizou. 

A saúde é um direito da população e dever do Estado. Para informações sobre os serviços de saúde de sua cidade, procure a Secretaria Municipal de Saúde, alerta o Inca em uma de suas cartilhas educativas.

Para acessar o material educativo sobre o câncer de intestino, clique aqui.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários