Saúde

Asma ou rinite? Entenda a diferença e saiba como proceder

Espirros, tosse e falta de ar são alguns dos sintomas que diferenciam um problema respiratório do outro.

Foto: IStock
Foto: IStock

Com a frente fria se aproximando, é natural que as pessoas fiquem resfriadas, com o nariz constipado, tenham tosses e espirros frequentes. Porém, para algumas pessoas, esses problemas respiratórios podem ser mais graves e acompanhá-las durante toda a vida. Durante a infância, é possível diagnosticar uma doença como a asma, caso a criança tenha crises constantes durante o ano, e não somente no inverno. Com um acompanhamento de um especialista, se torna mais fácil diferenciar uma crise de rinite alérgica de um diagnóstico de asma, por exemplo. 

A OMS afirma que em torno de 30% da população brasileira sofre com algum tipo de alergia, sendo que, dentro deste número, em torno de 25% são pessoas que sofrem com a rinite alérgica. O pólen, a poluição e os ácaros são os principais fatores para o desenvolvimento da alergia no corpo, causando um processo inflamatório, que começa a inchar os seios da face e o nariz, causando incômodo nas pessoas, com coceira, coriza, nariz entupido, além de afetar os olhos e a garganta. 

Já a asma, apesar de aparecer mais frequentemente durante a fase infantil – normalmente, as crianças de até 3 anos já podem ser diagnosticadas com asma –, pode ser desenvolvida em qualquer idade. O principal sintoma da asma é a falta de ar, causada por conta de uma inflamação nas vias respiratórias que afeta os brônquios, também gerando cansaço e chiados no peito. É importante que, caso sinta os sintomas de asma, vá ao médico de imediato.

As condições do ar e as climáticas são muito influentes para o desenvolvimento destes problemas respiratórios; outro ponto que pode favorecer o desenvolvimento pode ser o genético, além de estresse, baixa temperatura e ansiedade, que podem ser fatores propícios para que as pessoas que não têm alergias passem a ter; afinal, quando ocorre este tipo de situação, a imunidade automaticamente cai, ficando mais vulnerável a desenvolver doenças, principalmente no inverno, quando as temperaturas caem. 

Portanto, caso sinta alguns dos sintomas, a melhor medida é recorrer a um especialista da área, para que se obtenha o diagnóstico correto; se é um desenvolvimento de asma, é importante que seja tratado para não agravar com o tempo, e lembrando que é uma doença que não tem cura, por isso deve ser cuidada a vida toda. No caso das rinites, deve-se tomar o cuidado ideal para o tratamento dela. Cuidar da saúde é fundamental para ter uma vida de qualidade e saudável.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários