Feira de Santana

Após um dia e meio sem funcionar por falta de material, coleta de sangue está normalizada

A falta de material para a coleta ocorreu devido a greve da Anvisa e da polícia Federal

 

Daniela Cardoso
 
A coleta de sangue, que ficou sem ser feita durante um dia e meio, foi normalizada desde a última quinta-feira no Hemoba (Unidade de Coleta e Transfusão de Feira de Santana). Andrea Laís Ramos Rodrigues, responsável pela capitação de doadores e organização de campanhas externas, informou que a coleta está normal.
 
“Ficamos sem a realização da coleta por falta de material. Devido a greve da Anvisa e da Polícia Federal esses materiais não estavam sendo vistoriados e não eram liberados para a distribuição nos hemocentros. Mas agora a população pode comparecer para fazer a doação”, disse.
 
O hemoba funciona ao lado da emergência do Hospital Geral Clériston Andrade das 8 ás 12 horas e de 13 ás 17 horas
 
Sobre a dificuldade de acesso devido a distância entre o hemoda e centro da cidade, Andrea disse que serão realizadas algumas campanhas externas em alguns pontos da cidade e que está aguardando a construção do hemocentro regional, que é uma unidade maior.
 
“Eu não saberia informar quando esse hemocentro regional vai chegar. Mas, espero que os doadores que comparecem na semana passada e não conseguiram fazer a doação, retornem ao nosso serviço”, declarou.
 
Doação para estudante da Uefs
 
Amigos da estudante de enfermagem da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana), Jeane Santa Clara de Freitas, que está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) HGCA, após ter sofrido um acidente carro, disse ao Acorda Cidade que um grupo de pessoas se disponibilizou para fazer a doação de sangue, mas não conseguiu doar no dia marcado, porque estava faltando material de coleta no banco de sangue.
 
A responsável pela capitação de doadores lamentou a situação e disse que a mobilização foi grande. Apesar da situação, ela informou que as solicitações de transfusões que foram feitas para a paciente foram atendidas integralmente.
 
“Os doadores compareceram e nós não estávamos realizando a coleta naquele momento, mas as solicitações de transfusões foram atendidas. Nós lamentamos que os doadores tenham vindo e não tenham feito a doação” afirmou Andrea.
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários