Feira de Santana

Após festejos juninos, positividade para Covid-19 cai em torno de 45% em Feira de Santana

Na primeira semana do mês de julho, o município chegou a registrar mais de 1.300 casos ativos para a Covid-19.

Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz
Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

Entre os dias 25 e 31, última semana do mês de julho, o município de Feira de Santana registrou 422 novos casos de Covid-19, de acordo com o Informe Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Comparado com a primeira semana do mês, logo após os festejos juninos, o município chegou a registrar em apenas sete dias, mais de 1.300 casos.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o bioquímico de um laboratório particular, Marcos Machado, explicou que houve redução do número de casos positivos para a doença, assim como também houve a redução da procura pelos testes.

Segundo ele, é provável que esta redução seja motivada pelo período de alto contágio que estava tendo, após os festejos juninos.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós estamos tendo um decréscimo considerável. Graças a Deus, os números estão diminuindo, não só da positividade para a doença, como também, o número de pessoas que procuram para realizar os testes. Observamos que voltamos a ter um controle da contaminação. Acredito que tudo isso esteja relacionado com o fim dos festejos juninos, aquele período de aglomeração, festas, então muitas pessoas adoeceram, mas agora este nível de contágio já não existe mais. Estamos em um momento tranquilo”, informou.

De acordo com o bioquímico, a redução foi em torno de 45% dos casos ativos.

“Comparado com o início do mês de julho, nós tivemos aqui em torno de 300, até 350 exames por dia, uma média de 50 até 60% de positividade, e hoje essa média de realização dos testes, caiu para 45, até 50 exames por dia, e de positividade estamos tendo cerca de 10 até 15%. Mas é importante informar que nós continuamos com os nossos serviços, o nosso Drive, além de outros exames laboratoriais, atendemos de segunda a domingo, e caso seja necessário, a coleta pode ser feita em residência também. Nós temos um diferencial, com relação ao rápido tempo de entrega, são resultados entregues no mesmo dia, principalmente o PCR, que é o teste padrão ouro para diagnóstico laboratorial para Covid-19”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
pedro

eu peguei a covid no hospital

Roberta

Estranho porque em Feira De Santana tem até Policlínica interditada somente para COVID .segundo informações na recepção lá tava muito cheio de pacientes com COVID e recebemos relatório encaminhado para outra unidade 🤫.Algo de Errado não está certo por aí

Fernanda

Eu não fui atendida na upa da mangabeira porque está restrito para COVID .