Saúde

Ampliada faixa etária para vacinação contra hepatite B

Graça Pimenta considera medida importante para a população

Acorda Cidade


A faixa etária de vacinação contra a hepatite B foi ampliada. O Ministério da Saúde, que antes vacinava gratuitamente pessoas com até 29 anos, agora vai oferecer vacina para homens e mulheres com até 49 anos. A medida chamou a atenção da deputada estadual Graça Pimenta (PR), profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL).
 
“Considero esta medida muito importante, pois amplia o acesso das pessoas adultas à vacina. Este é o meio mais eficaz de prevenir esta doença e evitar que o número de casos referentes à hepatite B aumente no futuro. As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Há estimativas que apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores da doença. Por isso, todo cuidado é pouco!”, declara a parlamentar.
 
Segundo o MS, a medida em questão beneficia um público-alvo de 150 milhões de pessoas, o equivalente a 75,6% da população total do Brasil. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados como, por exemplo, alicate de unha. Nem sempre a doença apresenta sintomas. Quando estes aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Vale ressaltar que a pessoa contaminada com a hepatite B pode levar anos para perceber que está doente.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários