Ambiente poluído pode causar laringite

A cena é comum nas grandes cidades: voz rouca, tosse crônica e pigarro. Porém, o que poucos sabem é que esses são os sintomas mais comuns da laringite, uma inflamação da laringe que atinge as cordas vocais e as áreas próximas. Agora, vem a dúvida, mesmo com todos os cuidados que você tem com a saúde, esses sinais estão te incomodando? Saiba que o grande vilão desse fato pode ser os locais que costuma freqüentar. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, comprovaram que a poluição também é um agravante para o desenvolvimento da doença, incluindo a fumaça de cigarro – o famoso fumante passivo.

Atualmente, médicos creditam o mal ao uso excessivo da voz ou a infecções virais. Mas, estudos feitos com animais em contato com poluentes ambientais, ácaros e a poluição do ar, observaram o aumento do mal, ou seja, a laringite ambiental.  Mas, nem pense que poderá se isentar de toda a responsabilidade por contrair o mal. O dentista Milton Sabino, esclarece que faringites, laringites e amigdalites também podem vir através do beijo, mas raramente o indivíduo associa a infecção com esse fato.

Os estudos servem, principalmente, como um alerta para a queda da qualidade de vida, já que é cada vez maior os índices da poluição, principalmente em países como a China, que lideram com níveis de gases e partículas insalubres no ar.  A fonoaudióloga Giuliana Castellano ressalta que, para que o problema não evolua, todo indivíduo com quadro de rouquidão que dure mais de 10 ou 15 dias deve procurar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo para avaliação detalhada e encaminhamentos necessários.

Fonte: MV

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários