É importante compreender que toda água acumulada nas ruas, principalmente em locais onde o esgoto não tratado é despejado nos leitos dos rios, é considerada contaminada ou imprópria. Isso porque no acúmulo de líquidos estão presentes elementos que geram risco à saúde humana.
A médica generalista Graciela Mesquita, que atua na Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Baraúnas, informou ao Acorda Cidade que por meio do contato com água contaminada existe a possibilidade de contrair doenças.
“As pessoas com sintomas, como febre, dores no corpo que sejam anormais ou que não melhoram em três dias com o uso de analgésicos ou antitérmicos normais, devem procurar o Sistema Básico de Saúde”, orientou a Clínica Geral.
Veja abaixo as principais doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada e que podem gerar risco à vida:
Leptospirose
Micoses
Malária
Febre Tifóide
Cólera
Toxoplasmose
Hepatite A
Diarréia Infecciosa
Precauções quando estiver em contato com água contaminada
A médica Graciela destacou ao Acorda Cidade que as partes mais expostas são os pés, as mãos e os locais com ferimentos, sendo importante proteger essas áreas.
“Quem puder e tiver uma bota de borracha pode usar para proteger os pés, principalmente; colocar um saco plástico nas mãos e nos pés e cobrir ferimentos”, elencou.
Em Feira de Santana, a médica relatou que tem atendido pacientes com sintomas de doenças causadas pela água contaminada.
“O mais comum seria a Hepatite tipo A em crianças. Também pode ter a dengue pela proliferação da água parada e a proliferação dos mosquitos. Sintomas como diarréia por causa da contaminação e parasitoses aumentam bastante”, relatou.
A água contaminada por fezes e urina de animais como gatos, cães, ratos e também humanos fazem com que sejam transmitidas bactérias e vírus provocando as doenças.
“Infelizmente não temos como evitar que as doenças se proliferem pelo contato e contaminação da água com esses dejetos. Sempre que possível é importante usar uma proteção e limpar depois todo o local com água sanitária, higienizar com água limpa e sabão. Lavar sempre as mãos e manter, se possível, o distanciamento do contato com essas águas”, pontuou.
Cuidados com as crianças
As crianças gostam de brincar no meio de poças de água que se formam com a água da chuva, mas essa atitude natural pode ocasionar problemas mais sérios, sendo necessária a atenção redobrada dos pais e reponsáveis.
“Os pais precisam tomar cuidado, porque a água que se forma com as chuvas nas ruas está contaminada e de alguma forma a criança vai ingerir, vai beber um pouquinho dessa água, e se a criança estiver com a pele machucada vai entrar água contaminada na ferida. Os pais também devem tomar cuidado com as micoses que podem surgir entre os dedos das mãos, pés, unhas e pele, devido a essa água contaminada e suja. E qualquer uma dessas doenças, caso se agravem, pode ter um grau de mortalidade”, concluiu a médica.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram