Feira de Santana

Ação de rastreio da Hanseníase segue até quarta-feira (31) em Feira de Santana; saiba como participar

Ao todo, 63 pacientes já são atendidos pelo CSE no tratamento da Hanseníase.

Hanseaníase
Foto: Raiza Milhomem/Secretaria Estadual da Saúde

Com o objetivo de orientar a população sobre a importância da prevenção e tratamento contra a hanseníase, além de disponibilizar uma equipe técnica de avaliação de pacientes que possuam a doença, uma ação de rastreio da hanseníase, está sendo realizada desta segunda (29) até quarta-feira (31) no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda (CSE) em Feira de Santana.

A hanseníase, doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, pode ser diagnosticada através de exames físicos e dermatoneurológicos para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade. Ontem (28), foi celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase e para saber mais sobre a doenças e as formas de prevenção, basta clicar aqui.

O Acorda Cidade conversou com a enfermeira Flávia Porto, que faz parte do Programa Municipal de Hanseníase em Feira de Santana e que deu mais detalhes sobre a ação. Segundo ela, neste primeiro dia, a população já buscou o atendimento, porém, quem ainda não participou da ação, está convidado a participar.

Feira contra a Hanseníase
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente conta com a equipe disposta aqui para avaliar as manchas dos pacientes que têm alteração de sensibilidade, lesões na pele que podem estar não descamando, não coçando, e aí a gente tem nutricionista, assistente social, fisioterapeuta a fim de, além de diagnosticar esses pacientes, poder orientá-los quanto a situação que encontra-se no momento. Já tivemos atendimento hoje, a população tem buscado e estão orientados quanto a isso, eu fico grata e peço que venham sim porque aqui a gente encontra o atendimento específico para essa situação”, disse

O teste de sensibilidade para diagnóstico da hanseníase é clínico e pode ser realizado na unidade através da ação. Flávia Porto ainda explicou como são feitos os procedimentos para o tratamento da doença.

“O teste de sensibilidade é uma avaliação tátil, que é feita pela perda da sensibilidade térmica e também de sensibilidade dolorosa. Esse teste é feito aqui mesmo, o diagnóstico ele é clínico, então não precisa de um exame de sangue, uma biópsia, então a gente faz um conjunto de avaliações, de testes e assim a gente tem o diagnóstico no momento. A gente tem um exame de baciloscopia onde a gente coleta a linfa do paciente e o resultado sai em torno de 8 a 10 dias também com o resultado se aquele paciente está com o bacilo. Temos também os exames de laboratório a fim de avaliar a função hepática, renal, um conjunto todo do paciente”, explicou.

Ao todo, 63 pacientes já são atendidos pelo CSE no tratamento da hanseníase. A enfermeira ainda reforçou que durante todo o ano, o atendimento contra a doença segue na unidade especializada de saúde.

“Nós temos uma média de atender o público de demanda espontânea, ou seja, todo e qualquer indivíduo que se dirigir aqui à unidade, ele vai ser atendido, ele vai ser avaliado e ressalvo que essa ação é apenas esses três dias, mas a hanseníase, ela perdura e a gente tem o posto com atendimento durante todo o ano, todos os meses de segunda a sexta. A gente tem em média de 63 pessoas realizando o tratamento, mas a gente pode ter os pacientes que fazem fisioterapia, que é a questão da reabilitação, tem outros pacientes que vêm sendo atendidos, porém não são diagnosticados com hanseníase, enfim, uma demanda”, informou.

Caso tenha interesse em realizar uma consulta ou esteja com sintomas, que são manchas na pele, vermelhas ou amarronzadas, o CSE está localizado na Rua Prof. Geminiano Costa, bairro Centro, próximo ao antigo Feira Tênis Clube. O telefone para contato é o (75) 3612-6600.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários