Acorda Cidade
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece nesta quarta-feira (11) serviços de saúde e conscientização sobre o HTLV, infecção sexualmente transmissível silenciosa e pouco conhecida.
A iniciativa é aberta ao público e acontece a partir das 7h no Ambulatório Municipal de Infectologia, localizado na rua Barão do Rio Branco, 1054, Centro.
Na oportunidade serão realizados a sorologia para diagnóstico do HTLV, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial, orientações e entre outras atividades.
O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, observa que o HTLV é uma infecção causada pelo vírus T-linfotrópico humano, que atinge as células de defesa do organismo. "Silenciosa, pode não apresentar sintomas durante toda a vida", explica.
Dos infectados pelo HTLV, apenas 2% apresentarão algumas doenças associadas a esse vírus, entre as quais se podem citar: doenças neurológicas, oftalmológicas, dermatológicas, urológicas e hematológicas (ex.: leucemia/linfoma associada ao HTLV).
A transmissão pode ocorrer da mãe infectada para o recém-nascido durante o parto ou aleitamento materno. Outras formas de contágio são por via sexual desprotegida com uma pessoa infectada e o compartilhamento de materiais perfurocortantes.
Como forma de prevenção, é recomendado o uso de preservativos e o não compartilhamento de seringas, agulhas ou objetos cortantes. Mulheres infectadas devem evitar a amamentação.
As informações são da secretaria municipal de Comunicação