Acorda Cidade
O projeto verão, com aquele sonho de alcançar o corpo ideal, leva milhares de pessoas a frequentar academias por todo o Brasil. A proximidade das férias faz esse fluxo aumentar ainda mais. Contudo, alguns cuidados básicos de higiene são necessários para preservar a saúde da pele.
Ingestão de líquido, uso de hidratante, protetor solar e higienização estão no topo da lista das recomendações dos dermatologistas para evitar ressecamento da pele, inflamações e foliculite nos frequentadores de academia.
Por que isso acontece?
O problema está justamente na umidade e falta de limpeza dos equipamentos de uso coletivo nas academias. É muito comum ver pessoas revezando equipamentos que misturam suor e podem transmitir bactérias, vírus ou fungos que podem provocar problemas na pele.
Geralmente as academias disponibilizam panos e álcool para esterilização dos instrumentos de musculação, mas o uso ainda é bem restrito entre os frequentadores.
Essa falta de higienização dos equipamentos e também a umidade dos ambientes podem levar ao surgimento de micoses, verrugas e foliculite, um tipo de infecção que aparece na pele.
Como evitar problemas com a pele nas academias?
A primeira dica dos especialistas é que você cuide bem da hidratação, já que o corpo perde muito líquido durante a prática esportiva. Uma boa forma de fazer isso com segurança é levar sua própria garrafinha e higienizá-la com frequência.
Ande também sempre com uma toalhinha para limpar o suor e invista em roupas e calçados que absorvam melhor a temperatura. Além disso, sempre passe um pano com álcool nos equipamentos e tente investir em tapete de yoga próprio para evitar a proliferação de bactérias e fungos.
Evite compartilhar materiais higiênicos como sabonetes e toalhas nos vestiários e lave sempre suas roupas e bolsas após o uso, eliminando todos os germes que podem surgir com o suor.
Caso você perceba qualquer irritação na pele ou sinal de inflamação, procure imediatamente a ajuda de um dermatologista e siga as orientações do especialista.