Neste sábado (12), acontece o mutirão multidisciplinar de atendimento ao paciente diabético.
O atendimento acontecerá das 7h às 11h, na Clihon, Hospital de Olhos de Feira de Santana, localizado na rua Barão do Rio Branco, centro da cidade.
O mutirão busca atender pessoas que possuem diabetes ou apresentam algum fator de risco para a doença, como obesidade, pressão alta, ou familiares que possuem a doença.
Esse mutirão foi inspirado em uma iniciativa realizada em Itabuna, e a ideia foi introduzida em Feira de Santana e já está na sua 9ª edição.
“Hoje esse mutirão tem apoio mundial da Associação Mundial de Diabetes. E várias vezes Feira de Santana saiu no cenário mundial. Nesse mutirão fazemos o atendimento gratuito aos pacientes quer seja diabéticos, não diabéticos, pré-diabéticos ou que eventualmente tenham algum fator de risco para essa doença,” descreveu o médico Ermelino de Oliveira Neto.
Os pacientes poderão aferir a pressão arterial, medir a glicemia, realizar o exame de fundo de olho, dentre outros procedimentos.
“Uma vez detectada a necessidade de algum tipo de tratamento nós estaremos encaminhando esse paciente para uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) para que ele seja atendido e direcionado para esse tipo de tratamento. Alguns tratamentos estaremos fazendo de imediato, como o tratamento de fotocoagulação com raio laser, e encaminhamentos para cirurgias de cataratas e glaucomas. Será um mutirão de atendimento onde priorizaremos o atendimento oftalmológico. Mas o paciente também terá atendimento de fisioterapia, de educação física, de odontologia, atendimento na parte de Direito, para saber qual o direito que o diabético tem em relação a sua doença, e como ele pode ser beneficiado,” informou o médico.
Conforme destacou o Dr. Ermelino, aproximadamente 600 profissionais estarão trabalhando na ação.
“Desde do pessoal da base de apoio, médicos, dentistas, advogados, fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, ou seja, será um batalhão de gente para que possamos ofertar para essa gente o nosso carinho, o nosso conhecimento. E que estejamos unidos em prol do controle e tratamento dessa doença,” apontou.
Ao Acorda Cidade, Dr. Ermelino relatou que a expectativa anual é em torno de mil atendimentos.
“Todo ano atendemos cerca de mil pacientes, mas já estamos preparados para um número maior,” disse.
Segundo o Dr. Ermelino esta ação tem como o objetivo promover o acesso das pessoas aos serviços.
“Nós sabemos hoje que muitas pessoas ficam debilitadas a sua doença, por falta de acesso. Uma das possibilidades desse mutirão é ofertarmos acesso, a segunda importância desse mutirão é estar diagnosticando uma doença em uma pessoa que se considera normal. Por isso, se você possui algum fator de risco venham fazer uma avaliação no seu fundo de olho, porque você pode ser diagnosticado precocemente. Normalmente em todo mutirão conseguimos diagnosticar uma pessoa que jamais pensaria em ter essa doença, isso já é um grande fator motivador para a nossa equipe”, relatou.
As pessoas também poderão pré-agendar a consulta para facilitar o atendimento e o acesso aos tratamentos no dia da ação. Clique aqui!
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram