Laiane Cruz
Cerca de 40 trabalhadores da saúde foram vacinados hoje (19) no Hospital de Campanha de Feira de Santana, cujos leitos clínicos e de UTI são destinados exclusivamente para o tratamento de pacientes infectados pela Covid-19 no município. A vacinação começou por volta das 13 horas na unidade. No total, 340 servidores do hospital devem ser vacinados até sexta-feira (22).
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
De acordo com o diretor médico do Hospital de Campanha, Francisco Mota, o objetivo foi vacinar primeiro os que estão diretamente ligados ao enfrentamento do coronavírus. Ele destacou que somente com a aplicação da vacina haverá o fim da pandemia. “Quando tivermos imunidade de rebanho no país, aí sim poderemos nos tranquilizar. A vacina mostrou que reduz doenças graves e internamentos hospitalares”, afirmou.
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
A coordenadora de enfermagem do Hospital de Campanha, Francinete Lobo, foi a primeira profissional da unidade a ser vacinada. Ela falou sobre a sensação de ter participado da primeira fase da campanha. “É um sentimento de gratidão pela prefeitura de Feira de Santana e a Secretaria de Saúde, que se empenharam para que essa vacina chegasse ao Hospital de Campanha e a gente fosse imunizado.”
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
Ela chamou a atenção ainda para o fato de que muitas pessoas duvidam da eficácia do imunizante e, portanto, não pretendem se vacinar. “A minha recomendação é que se vacinem, porque a gente não tem cem anos de pesquisas em vacinas, para estar dando à população agora uma vacina que não servisse. Essa é a única forma, depois do uso da máscara, de nos mantermos saudáveis. É preciso vacinar, a população precisa dessa vacina pra que todos possam voltar a ter uma vida normal.”
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
A enfermeira referência do programa de imunização da secretaria municipal de saúde, Simones Neves, explicou que serão quatro etapas da vacinação, mas nesse momento somente aqueles que trabalham em emergências e UTIs e idosos institucionalizados receberão a primeira dose da Coronavac.
“Nesse primeiro momento, todos os envolvidos nesses setores serão contemplados. Os idosos que moram em asilos como o Lar do Irmão Velho e o Dispensário Santana já foram cadastrados e a equipe vai se dirigir a esses locais para fazer a vacinação. Como o Hospital Clériston Andrade e o Hospital da Criança fazem parte do município de Feira, apesar de serem estaduais, fazem parte do controle e distribuição da vacina e já iniciaram a vacinação lá. O restante das doses vamos distribuir no decorrer dos próximos dias pra que a gente faça uma campanha com tranquilidade”, disse.
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.