Acorda Cidade
A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) inicia em Feira de Santana nesta quinta-feira (16). A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, recebeu uma nova remessa no final da tarde desta quarta-feira (15), e serão distribuídas na quinta pela manhã. Chegaram cerca de 41.500 doses da vacina.
“As unidades de saúde encontram-se desabastecidas e serão reabastecidas amanhã pela manhã. Pedimos tranquilidade da população e que evitem aglomerações nas unidades de saúde”, orienta a coordenadora do setor de imunização Simone Neves.
Quem pode ser vacidado?
Podem ser vacinados nesta etapa profissionais das forças de segurança e salvamento (bombeiros, policiais e entre outros) portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
O Ministério da Saúde acrescentou nesta etapa um novo público alvo: caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Como estratégia, a Secretaria de Saúde definiu que estas pessoas deverão se dirigir a unidade de saúde portando documento de identidade e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.
Caso possuam mais de 60 anos e foram contemplados na primeira etapa não é necessário vacinar novamente.
Segundo informe técnico do Ministério da Saúde, motoristas de aplicativo ou táxi não serão contemplados nesta etapa devido escalonamento da entrega das vacinas pelo laboratório produtor e a indisponibilidade de quantitativo para atender a todos.
Vacinação em empresas
“Estamos com uma estratégia de vacinação para este novo público que é realizar a vacinação nas empresas através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que deve ser solicitada através de ofício com antecedência, como forma de facilitar a vacinação destas pessoas”, explica Simone Neves.
Para ter este tipo de serviço é preciso que o responsável pela empresa encaminhe um ofício com timbre da instituição, nome completo dos profissionais que serão vacinados e entregar no Cerest. Este agendamento será administrado pela equipe para que possam se deslocar e realizar a vacinação na empresa. As pessoas que não tiverem interesse no serviço podem ser vacinadas nas unidades de saúde.
Professores
Devido a suspensão das aulas nas unidades de ensino o Ministério da Saúde decidiu adiar a vacinação dos professores de escolas públicas e privadas, sendo vacinados na última etapa que acontece entre os dias 9 a 22 de maio.
As pessoas que não foram vacinadas na primeira fase também podem ser vacinadas até encerrar o período da campanha.
Contraindicação
A vacina contra influenza não possui contraindicação, porém pessoas com febre devem adiar a vacinação e pessoas com alergia a proteína do ovo, mesmo não havendo restrição, devem comunicar ao profissional de saúde.
Orientações
Indivíduos com sintomas de resfriado ou gripe devem se dirigir a unidade utilizando máscara. A Secretaria de Saúde orienta que evitem levar acompanhantes, exceto em casos necessários, como: menores de 18 anos, idosos que precisam de companhia, pessoas com dificuldade de locomoção e necessidades especiais, entre outros.
Campanha
A primeira etapa da campanha, iniciada no último dia 23 de março e encerrou-se dia 15 de abril. Pessoas acima de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, povos indígenas e população privada de liberdade foram contemplados nesta fase.
Cerca de 53.645 idosos foram vacinados, o que representa 108,68%. Já os profissionais de saúde foram imunizados 19.214, que significa 60,36% do público alvo.
Última etapa
A última etapa da campanha abrange crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas de 55 a 59 anos de idade, gestantes e mulheres em período pós parto. Segue entre os dias 9 a 22 de maio. Professores de escolas públicas e privadas serão vacinados agora na última etapa, conforme recomendações do Ministério da Saúde.
Informações da Secretaria Municipal de Comunicação